A melhor forma de celebrar o Dia da Ecologia é estar no meio natural, junto da Natureza e a aprender mais sobre os seres vivos que contribuem para o equilíbrio ambiental, em contacto direto com o território.
Participe e venha celebrar connosco o Dia da Ecologia!
A organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural associou-se às comemorações do Ecology Day (Dia da Ecologia), 14 de setembro, uma iniciativa internacional que une, de forma única, a ecologia e a sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável, promovida pela SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia, em conjunto com a Federação Europeia de Ecologia (EEF).
Para assinalar a efeméride, a Palombar vai organizar uma Sessão de Anilhagem Científica de Aves, no dia 12 de setembro, em Vila Chã da Ribeira, no concelho de Vimioso (distrito de Bragança).

Programa

Dia 12 de setembro de 2021
Hora 9h00 – 12h30
Local Vila Chã da Ribeira – Vimioso
Ponto de encontro 41.531595, -6.503139
Número limite de participantes 8

O que é a anilhagem científica?

A anilhagem científica de aves é um método que consiste na marcação individual dos indivíduos capturados, tendo-se tornado bastante popular na investigação científica dado a sua elevada eficácia no estudo da biologia, ecologia e comportamento de aves. Também é bastante utilizada e igualmente eficaz no estudo de movimentos, produtividade reprodutora e demografia populacional, assim como na distribuição espacial e temporal das diferentes espécies.

O que vai aprender ao participar nesta atividade?

Durante esta atividade, estará em contato direto com a natureza e aumentará o seu conhecimento sobre a anilhagem cientifica de aves e os valores naturais existentes na Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000, ao participar numa ação de educação ambiental onde se pretende capacitar os participantes para que sejam agentes ativos e informados sobre aspetos relacionados com a proteção e valorização da biodiversidade, nomeadamente da avifauna e dos habitats de que dependem. Venha descobrir mais sobre a avifauna presente nesta área protegida e entre no fantástico e diverso mundo dos passeriformes. Ficará a conhecer os métodos de captura, marcação e monitorização das populações de aves silvestres.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe o seu comentário

Skip to content