Um grupo de 54 alunos/as do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e cinco professores do Colégio da Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, participaram, no dia 6 de junho, em atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural para promover a sensibilização das novas gerações para a importância e conservação da águia-de-Bonelli ou águia-perdigueira (Aquila fasciata).
Os/as alunos/as também tiveram a oportunidade de visitar o Pombal Pedagógico da Palombar em Uva, onde aprenderam mais sobre a ecologia, funcionalidade e arquitetura dos Pombais Tradicionais do Nordeste Transmontano.
Esta atividade teve como principais objetivos despertar e estimular para a consciência ecológica, através de atividades lúdico-pedagógicas de proximidade com o património natural e rural do Nordeste Transmontano; sensibilizar para a importância da ecologia dos Pombais Tradicionais; sensibilizar para a necessidade de proteger e conservar o Burro de Miranda e disseminar informação e conhecimento acerca do bem-estar animal e conservação de espécies ameaçadas.
Esta quinta-feira, 13 de junho, um novo grupo de crianças do Pré-escolar do Colégio da Nossa Senhora do Amparo irá participar nas mesmas atividades de educação ambiental.
Sobre a águia-de-Bonelli/águia-perdigueira
O nome águia-perdigueira deve-se ao facto desta ave de rapina ser uma exímia caçadora, capaz de capturar as suas presas em pleno voo, desde perdizes a pombos domésticos.
A espécie é monogâmica e ambos os adultos cuidam das crias (uma a duas por ninho). Habitualmente, o casal tem vários ninhos que vão ocupando alternadamente em diferentes anos.
Os adultos distinguem-se pelo corpo claro e asas escuras e pela singular mancha branca no dorso, enquanto os juvenis têm uma plumagem distinta dominada por tons ruivos.
Esta espécie está classificada como “Em Perigo” pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e, em 2011, foi estimada a existência de 116 a 123 casais reprodutores em Portugal.
O projeto LIFE Rupis, no qual a Palombar é parceira, tem como objetivo promover a conservação da águia-perdigueira no vale do Rio Douro.
Notícia publicada em palombar.pt
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.