Foto por © Comité Sousa Mendes, Famille de Sousa Mendes | sousamendes.org

O descerramento da placa na nova Praça Aristides de Sousa Mendes será no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A iniciativa antecede a conferência “A lista de Aristides Sousa Mendes” e a exibição do filme “O Cônsul de Bordéus”. 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai prestar homenagem ao cabanense Aristides de Sousa Mendes com a atribuição do seu nome a uma nova praça, no espaço requalificado da Praia Norte, de acordo com o jornal O Minho

O descerramento da placa está previsto para às 16h de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Às 16:30h irá ocorrer a conferência “A lista de Aristides Sousa Mendes”, por Ana Cristina Luz, autora do livro com o mesmo nome, no Teatro Municipal. 

Às 18h será exibido o filme “O Cônsul de Bordéus”, que contará com a presença do produtor José Mazeda e do realizador Francisco Manso. 

Aristides de Sousa Mendes nasceu em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, e foi um diplomata português, que no início da Segunda Guerra Mundial desempenhava funções de cônsul em Bordéus. Concedeu 30 mil vistos para salvar a vida de refugiados do nazismo, sobretudo judeus, indo assim contra às ordens de Salazar que o renegou à miséria. 

Em 1998, foi condecorado a título póstumo com a Cruz de Mérito pela República Portuguesa. 

Relacionados:

Deixe o seu comentário

Skip to content