Que Força é Essa? Homenagem às mulheres operárias dos lanifícios da Serra da Estrela

Movimento Estrela Viva presta homenagem às mulheres operárias dos lanifícios da Serra da Estrela, no próximo dia 20 de abril, às 17h, no Conservatório de Música, em Seia, na Serra da Estrela.
cravo-vermelho-25-abril-1
Foto de alexandrabeganskaya (EnvatoElements)

No próximo dia 20 de Abril, vem connosco até ao Conservatório de Música de Seia. Vamos homenagear as mulheres operárias dos lanifícios da Serra da Estrela e assim celebrar Abril, o “nosso” Abril, um Abril serrano contado no feminino porque a liberdade também passou por aqui.

O evento inclui momentos distintos como a projecção da curta-metragem documental “TRAMA” de Luísa Neves Soares, uma conversa sobre “O lado feminino dos lanifícios – histórias de resiliência e de resistência”, moderada pela jornalista Sandra Rodrigues (@JornaldoCentro) e com a participação, entre outros, de antigas operárias e sindicalistas dos lanifícios e de novas empreendedoras do sector.

Haverá espaço ainda para um momento musical em que recordaremos e evocaremos as cantigas da “nossa fábrica”, pela voz do Grupo de Ex-operárias Vodratex: Geração em Ação, de São Martinho, a que se seguirá um Dão de honra que encerrará o evento.

Queremos desfiar o novelo de histórias que estas mulheres têm para nos contar e que fazem parte da nossa memória colectiva, património imaterial que integra a matriz identitária de toda a nossa região. Queremos urdir o fio condutor que nos levará por novos caminhos até ao futuro deste nobre ofício. Queremos cardar e desembaraçar as histórias de luta no feminino para valorizar as conquistas conseguidas nos direitos dos trabalhadores e das mulheres, e salientar o que ainda falta fazer.

Os direitos conquistados em Abril não podem ser dados por adquiridos. Tudo é reversível, assim o demonstram os tempos que vivemos. Por isso, hoje mais que nunca, cinquenta anos volvidos sobre a Revolução da Liberdade, gritemos ABRIL bem alto!

Por UMA ESTRELA VIVA!

Outros artigos deste autor >

O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram

Related Posts
dia-do-orgulho-exposicao-stop-homofobia-2022-2
Ler Mais

Dia do Orgulho na Biblioteca Municipal de Viseu

A Plataforma Já Marchavas celebrou hoje, 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com uma exposição, sobre a manifestação STOP Homofobia, na Biblioteca Municipal de Viseu. A iniciativa contou com a presença da Sra. Vereadora da Cultura e Ação Social, Dra. Leonor Barata, que discursou mostrando o seu apoio por esta celebração.
Skip to content