Foto de Movimento Estrela Viva | Facebook

TEIXO: anjo ou demónio?

O Teixo (Taxus baccata) é uma árvore centenária de lento crescimento que tem sido muito afetada pela intervenção humana. A Serra da Estrela é um dos poucos sítios em Portugal onde ainda pode ser encontrada no estado selvagem!

Sabias que da sua casca se extrai o Paclitaxel, um medicamento usado em meio hospitalar para o tratamento do cancro da mama e do ovário (entre outros)? Uma fração significativa deste medicamento é ainda hoje produzida por extração a partir do Teixo. Para o tratamento de um único paciente, pode ser necessário usar a casca de 8 teixos de 60 anos de idade!

Porém, e devido à presença de taxinas, que interferem com o ritmo do coração, todas as partes da planta à excepção do arilo (cúpula vermelha e carnuda que reveste as sementes) são tóxicas pelo que o seu consumo pode ser fatal. 

Publicado por Movimento Estrela Viva a 6 de maio de 2020.

Outros artigos deste autor >

O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram

Deixe o seu comentário

Skip to content