As suas “bagas” de cor negra, quando maduras, são utilizadas como aromatizantes alimentares devido ao seu óleo essencial. Na Antiguidade eram usadas para produzir o chamado ‘vinho de zimbro’, que deu hoje lugar à genebra ou gin. São também usadas para condimentar carnes e são consumidas por cabras e ovelhas. Para além disso, as folhas e bagas do zimbro são também utilizadas na medicina tradicional, sobretudo pelas suas propriedades diuréticas e gastrointestinais.
Sabias que na idade média o Zimbro era queimado para afastar a peste e porque se considerava detentor de poderes contra espíritos malignos?
Publicado por Movimento Estrela Viva a 18 de maio de 2020.
Mais curiosidades:
O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram
3 comments