O planeta terra conta com 75% da sua superfície coberta com água, o que à partida leva a imaginar que será um recurso inesgotável, não é?
Pois, não exatamente…
Apesar da grande quantidade de massa líquida disponível, apenas cerca de 3% corresponde a água doce, isto é, passível de ser consumida por nós. E desses 3%, apenas um terço é efetivamente acessível em rios, lagos, nascentes, etc), pois a restante encontra-se retida em calotas polares ou lençóis freáticos profundos.
E apesar de (provavelmente) sentir que este é um recurso abundante, ele é de facto um bem precioso e muito escasso.
Por isso, poupar água ou adquirir alguns hábitos que evitem o desperdício de água são da maior importância, até porque…o corpo humano consegue aguentar vários dias sem comer…mas apenas alguns dias sem beber água.
Então e onde podemos poupar facilmente este recurso precioso no nosso dia a dia?
Algumas dicas:
1 — Feche as torneiras enquanto escova os dentes;
2 — Não lave a loiça com a torneira sempre aberta. Opte por molhar primeiro toda a loiça, enxaguar tudo com detergente e por fim lavar tudo com água corrente. Se tiver máquina de lavar loiça, utilize-a sempre com a carga máxima. O mesmo para a máquina da roupa;
3 — Quando tomar banho, ao descartar a primeira água (enquanto aquece), utilize um balde para recuperar essa água e posteriormente utilizá-la para regar as plantas ou lavar o chão, etc;
4 — Enquanto se ensaboa, feche a torneira e tente não tomar banhos mais longos do que 5 minutos;
5 — Se tiver um reservatório de sanita com a opção de descarga curta ou longa, use-a adequadamente. Se não, coloque uma garrafa de 1.5L cheia com areia no interior para reduzir o volume do deposito de água.
Pequenos gestos podem fazer toda a diferença no combate ao desperdício de água e também na conta de água ao final do mês. E lembre-se, quando der por si a pensar que aqui em Portugal isso não é um problema, pense duas vezes….afinal, o mundo é redondo e as nossas ações impactam todos nós.
Publicado por Movimento Estrela Viva a 14 de outubro de 2020.
Outros artigos deste autor >

O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram

Deixe o seu comentário

Skip to content