História do Português desde o Big Bang de Marco Neves

A última obra de Marco Neves, História do Português desde o Big Bang (Guerra e Paz, 2021), visita a mais remota história da língua, muito antes do latim: mostra a origem das línguas da Europa, como se desenvolveu o português na Península, quem deu nome à língua, o que aconteceu no Brasil e como o português se transformou noutras línguas, os crioulos.

A conversa terá lugar em directo, no dia 28 de Abril, às 18h30 (hora portuguesa). Terá a duração de 1h15, aproximadamente.  Para participar cumpre inscrever-se previamente nesta ligação e poderão-se fazer perguntas aos oradores, no final. Pouco tempo antes da sessão, as pessoas inscritas irão receber a ligação para aceder à conversa, através do Zoom. A sessão será gravada para envio a todas as participantes.

Para além do próprio autor, a apresentação contará com a presença de Fernando Venâncio, autor do livro Assim Nasceu Uma Língua e José Ramom Pichel, autor de tese de doutoramento sobre a distância entre línguas e variantes.

Nasceu em Peniche e vive em Lisboa. É professor de tradução na FCSH, tradutor e director do escritório de Lisboa da Eurologos e colunista no Sapo 24. Escreve em certaspalavras.pt sobre línguas, livros e outras viagens.

Outros livros publicados

Artigo publicado no PGL – Portal Galego da Língua

Website | Outros artigos deste autor >

Portal Galego da Língua é o sítio na rede que tenta informar acerca da atualidade da língua na Galiza.

É promovido pola Associaçom Galega da Língua (AGAL), umha associaçom sem ánimo lucrativo, legalmente constituída em 1981, que visa a plena normalizaçom do Galego-Português da Galiza e a sua reintegraçom no ámbito lingüístico a que historicamente pertence: o galego-luso-brasileiro.

O Galego-Português, na Galiza denominado Galego e internacionalmente conhecido como Português, é a língua própria de Galiza, Portugal e Brasil, sendo também língua oficial em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Lorosae… comunidade lingüística internacional conhecida como Lusofonia (também Galegofonia ou Galego-Lusofonia).

pgl.gal

Deixe o seu comentário

Skip to content