Em colaboração com a Escola Oficial de Idiomas de Lugo, o Centro Cultural Português do Camões, I. P. em Vigo comemora este ano o Dia Mundial da Língua Portuguesa, oferecendo uma visita virtual ao seu Centro Cultural, o dia 4 de Maio às 16:00h, através da seguinte ligação. O convite é para o público em geral, mas esperam, em particular, o interesse do estudantado e docentes de português das demais Escolas Oficiais de Idiomas e das Universalidades da Galiza.

Durante a atividade, o alunado e o professorado terão a possibilidade de sentir a importância da língua portuguesa no mundo, ficar a conhecer a ação do Camões, I.P. a nível global e na Galiza, enquadrando a sua história e missão, assim como as atividades do Centro.

Esta visita virtual será também uma boa oportunidade para conhecer a sua sede, um edifício do século XVI que constitui a construção laica mais antiga da cidade de Vigo.

Teatro

O Grupo de Teatro Amador “Eu.Experimento” associa-se às Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa com uma montagem sonora dedicada aos 80 anos da publicação da 1º edição de “Esteiros”, obra escrita pelo autor português Soeiro Pereira Gomes. (Pode assistir aqui a uma breve apresentação em vídeo desta obra.)

A adaptação para peça sonora, que foi dirigida por Hugo Milhanas Machado, encenador do Grupo, será disponibilizada online, na Plataforma Soundcloud, no próprio dia 5 de maio.

Direto no Instagram: “A língua portuguesa o que quis foi dançar e misturar-se”

Direto através do Instagram, no qual estudantes da matéria de Cultura Portuguesa na Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, inspirados pela citação de Hélia Correia, do texto “Menina e Moça”, 1997, homenagem plena à Língua Portuguesa – “(A língua portuguesa…) O que quis foi dançar e misturar-se…”, apresentam as suas imagens mentais sobre a Língua Portuguesa.

Podcast: “Outras Ondas do Mar de Vigo”

As turmas de Português do nível A2, B2 e C1, sob a coordenação do professor Hugo Milhanas Machado, desenvolveram um trabalho de cariz radiofónico intitulado “Outras Ondas do Mar de Vigo”.

podcast, que será disponibilizado online no dia 5 de maio, está dividido em dois episódios. O primeiro, que foi realizado pelo alunado dos níveis A2 e B2, está dedicado ao centenário do escritor português Carlos de Oliveira [1921-1981]. O segundo episódio será dedicado ao Clube de Poesia Portuguesa Contemporânea e foi criado pelo alunado do nível C1. Poderá ser assistido aqui.

Literatura tradicional portuguesa

O estudantado de Português dos níveis A2 e B1, turmas que são lecionadas pelo professor Daniel Ferreira, participaram nas Comemorações do Dia Mundial da língua Portuguesa através de um trabalho de leitura de provérbios, quadras e adivinhas a partir da coletânea: “Literatura Tradicional Portuguesa” de José Viale Monteiro. E estará disponível dia 5 de maio aqui.

cartaz-lingua-portuguesa-724x1024

Publicado por Portal Galego da Língua a 1 de maio de 2021

Website | Outros artigos deste autor >

Portal Galego da Língua é o sítio na rede que tenta informar acerca da atualidade da língua na Galiza.

É promovido pola Associaçom Galega da Língua (AGAL), umha associaçom sem ánimo lucrativo, legalmente constituída em 1981, que visa a plena normalizaçom do Galego-Português da Galiza e a sua reintegraçom no ámbito lingüístico a que historicamente pertence: o galego-luso-brasileiro.

O Galego-Português, na Galiza denominado Galego e internacionalmente conhecido como Português, é a língua própria de Galiza, Portugal e Brasil, sendo também língua oficial em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Lorosae… comunidade lingüística internacional conhecida como Lusofonia (também Galegofonia ou Galego-Lusofonia).

pgl.gal

Deixe o seu comentário

Skip to content