Liberdade de Expressão, uma conquista de Abril

A Liberdade de Expressão foi uma das grandes conquistas do 25 de Abril de 1974.
Mas, chega a ser assustador constatar que anda por aí muita “gente” a usar esta expressão para incutir/disseminar ideologias/acções que são “uma volta atrás” no que diz respeito a décadas de luta por uma sociedade mais humanista e centrada no respeito pelas pessoas.

Quase que viajamos para o tempo em que a Liberdade de Expressão era negada aos/às democratas, e apenas se podiam promover as ideias fascistas, militaristas, racistas e xenófobas que sustentavam a ditadura.

E para @s que dizem que já lá vai o tempo da censura é melhor reflectirem a sério (não apenas escrever umas “cenas” nas redes sociais) para perceberem que quando a ideologia põe em questão a dignidade das pessoas e defende a violência não é Liberdade de Expressão, mas apenas dar palco ao que não é uma mera opinião mas sim a tentativa de divulgar a ideologia fascista e racista.
Hoje, tal como em 1974, não podemos baixar os braços, temos que manter viva a luta pela democracia e nunca permitir a aniquilação de direitos e de liberdades.

(esta autora escreve com a grafia anterior ao “Acordo Ortográfico”)

Outros artigos deste autor >

Nascida em Viseu em 1967, é sobejamente conhecida na cidade que a viu crescer, pela dedicação e alegria com que se empenha na sua intensa actividade profissional, cívica, desportiva, associativa, sindical, cultural e política. Professora de Educação Física e Mestre em Atividade Física e Desporto. De 2008 a 2013 foi presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Viseu. Actualmente é dirigente sindical (SPRC Viseu, FENPROF), foi membro da Direcção da FRAP (Federação Regional de Associações de Pais) de Viseu, Membro da Associação de Professores de Educação Física - APEF VISEU. Membro da Comissão Concelhia de Viseu e da Comissão Distrital de Viseu do BE. Esta autora escreve segundo o antigo acordo ortográfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

ESTAMOS A MATAR FILHOS E NETOS E CONTINUAMOS ALEGREMENTE A SUICIDAR-NOS!

Não, não estou louco, nem sou alarmista ou pessimista. Pelo contrário, sou optimista e acredito que ainda poderemos ir a tempo de inverter o rumo da Humanidade na direcção vertiginosa para o abismo. Os cientistas andam há décadas a alertar-nos para a inevitabilidade de uma extinção em massa da humanidade, caso não consigamos suster, nos próximos anos (anos e não séculos!) as alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global.
Skip to content