Sobre um Orçamento do Estado que demite equipas inteiras nos Hospitais e um Governo que não quer romper com as amarras laborais da troika

Resultados legislativas 2019
Resultados legislativas 2019

A sociedade civil dá sinais claros que é necessário muito mais de um Orçamento do Estado e de um governo socialista.

Para além das várias greves agendadas para o mês de Novembro, temos visto ao longo das últimas semanas a demissão de chefias inteiras em muitos hospitais do país.

A função pública e também alguns setores privados já agendaram greves ao longo do mês de Novembro. Ao fim de contas, depois de anos e anos de congelamento de salário, a função pública vai ter um aumento de 0,9%, o que representa um aumento de 9 euros num salário de 1000. 

As amarras colocadas pela troika à questão laboral continuam intactas e o PS não lhes quer tocar, amarras estas que prejudicam, sobretudo, os trabalhadores do setor privado.

É óbvio que o Bloco procure compromissos para além do orçamento para viabilizar o orçamento.

No último orçamento em que o Bloco votou a favor, o de 2020, ficaram 7 mil milhões de euros por executar. Assim acontece, por exemplo, com a verba para implementar um programa nacional dos cuidadores informais, que já vai com três orçamentos seguidos com 30 milhões de verba que praticamente nunca é gasto.

A percentagem de votos do PCP e o Bloco em 2019 fazem metade da percentagem de votos do PS, que sendo minoritário, governa como se tivesse a maioria. A intransigência do PS só prejudica o país.

Outros artigos deste autor >

Diego Enrique Rodrigues Garcia, nasceu no dia 1 de Agosto de 1992 em Ourense, na Galiza. Desde 2009 que reside continuamente em Portugal, na região da Beira Alta.
Ativista social e independentista galego, está ligado ao movimento associativo na área ambiental, do bem-estar animal e da juventude. Dirigente do Bloco de Esquerda no distrito de Viseu
Atualmente a realizar uma licenciatura em Estudos Europeus na Universidade Aberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Canto do Cisne

Começo este artigo informando que Portugal é, tendo em conta as regras do sistema capitalista (armadilha), dos países…

De Portas Escancaradas!

Foto de IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. | FacebookA Escola Pública tem que “garantir…
Skip to content