No próximo sábado, dia 19 de fevereiro, vamos voltar a levar as enxadas aos montes da Serra da Estrela, numa ação de recuperação florestal em Figueiró da Serra, Gouveia. A ação decorrerá das 9h30 às 13h30, e está aberta a todos e todas, mediante inscrição prévia neste formulário.
A uma altitude de 800 m, vamos recuperar uma área afetada pelos incêndios florestais de 2017: cuidando da regeneração natural e semeando o novo futuro de árvores folhosas e arbustos autóctones. Em paralelo, as árvores ardidas em 2017 serão reaproveitadas para construir bancos e voltar a fazer deste também um local de lazer.
A ação é organizada em parceria com: União Freguesias de Figueiró e Freixo da Serra, Município de Gouveia, Santa Eufémia 2020 – Figueiró da Serra, Associação Estrela Preta Verde, Carpintaria Oliveira da Ponte.
A lotação será limitada.
O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram