Conhecido pela sua beleza, lealdade e inteligência, o Cão da Serra da Estrela, para além de ser um guarda de excelência, é também um ótimo cão de família, porque é muito afetuoso com adultos e crianças.
Com cabeça forte e volumosa e o nariz bem pigmentado de preto, este cão tem uma expressão característica, nobre e muito calma. Os olhos são pequenos e ovais de cor âmbar escuro e as orelhas triangulares e pequenas. A cauda é forte e grossa e termina em gancho.
É uma das raças mais antigas da Península Ibérica e foi desde sempre uma ajuda preciosa para os pastores da nossa montanha. Nos lugares mais altos da serra, onde o pasto abundava, havia também muitos predadores, como os lobos, e era então que o seu papel de proteção de destacava.
Sabiam que o cão da Serra da Estrela é a raça portuguesa mais popular, quer nacional quer internacionalmente? É aquela que apresenta mais registos no Clube Português de Canicultura!
Outros artigos deste autor >

O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram

Deixe o seu comentário

Skip to content