Plogging na Estrela – caminhada e recolha de lixo

No próximo dia 20 de junho, o Movimento Estrela Viva irá realizar uma ação de plogging na Torre, Serra da Estrela. A ação consistirá numa caminhada em percurso circular (aprox. 5km), com recolha de lixo ao longo do percurso, e visa sensibilizar para a importância da adoção de práticas ambientalmente responsáveis no usufruto deste património comum que é a Serra da Estrela.
A atividade está autorizada pelo ICNF e pela Unidade de Saúde Pública da ULS-Guarda e será acompanhada por elementos do ICNF e da equipa de Busca e Resgate em Montanha da GNR.
Venham daí connosco!
Vagas limitadas, inscrição prévia obrigatória em: https://forms.gle/HuoMNRXsUPDYftew5
Este Verão, vamos andar por aí. Vamos fazer-nos AO CAMINHO!
DETALHES:
Data e hora: 20 de junho de 2021, 09h.
Duração: 3h (aproximadamente).
Local: Torre, Serra da Estrela.
Percurso: Circular, ao longo de 5km (aproximadamente), com início e fim na entrada da Estância de Ski da Serra da Estrela.
Material a trazer por cada participante: Luvas, máscara, calçado e roupa apropriada, protetor solar e água!

AO CAMINHO!

Este Verão o MEV vai andar por aí. Vamos sujar a botas de terra! Correr a Montanha que amamos, descobrir as gentes que a habitam, escutar o que têm para nos dizer. Vamos disfrutar daquilo que a Montanha tem para nos dar, vamos aprender e fazer novos amigos.
E porque “Quem ama, cuida”, vamos cuidar também da nossa Montanha. Vamos apanhar lixo e promover o usufruto responsável de uma Montanha que é de tod@s. Vamos levar música e sorrisos aos anciões das nossas aldeias. Vamos continuar a promover os produtores locais, a fazer pontes entre gentes e territórios e a apoiar quem vem fazer coisas bonitas, incentivando outros a virem também.
Este Verão, vamos andar por aí. Vamos fazer-nos AO CAMINHO!
  • Plogging na Estrela – Caminhada com recolha de lixo ao longo do percurso. A iniciativa é aberta à comunidade e visa sensibilizar para a importância da adoção de práticas ambientalmente responsáveis no usufruto desta Montanha que é de todos;
  • À escuta : catálogo poético – Projeto de criação artística de Joana Sá e Luís Martins construído para/com a aldeia de Frádigas. Enquanto parceiro, o MEV estará presente, de 9 a 12 de julho, com um mercadinho de produtores locais.
  • PONTES para o rio Alvoco – Encontro de associações da região do rio Alvoco para repensar o território, construir pontes e desenvolver ideias para esta região no “interior do interior”.
  • Verão ao largo – Cantares tradicionais e outras atividades culturais nas instituições de 3ª idade das nossas aldeias.
  • Há vida na montanha! – Terceira conversa online para dar a conhecer histórias e conceitos de vida na Montanha e discutir o presente e futuro da vida no mundo rural.
Outros artigos deste autor >

O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Skip to content