No topo da Serra da Estrela existe um lugar extraordinário que ganhou alguma fama na literatura clássica internacional.
No livro Moby Dick, de Melville, entre parágrafos sobre a passagem do Noroeste e caracterização do cachalote, surge uma lenda que é contada pelos baleeiros: “Na ‘Montanha do Strello’, no interior em Portugal, perto do topo, dizia-se que havia um lago em que os naufrágios dos navios flutuavam até à superfície.”
Também as lendas locais da aldeia do Sabugueiro e de outras aldeias próximas nas encostas da Serra fazem menção a esta curiosidade: “Quando em 1881 chegou à Serra da Estrela a expedição científica incumbida de fazer a sondagem da Lagoa Escura para lhe determinar a profundidade, enorme alvoroço se apossou dos pastores da região. […] — Senhor! Não deveis pôr isso dentro da lagoa! […] — Isto que vês é um bote de lona. — E para que o meteis na água? — Para medir a altura do fundo. — Mas a lagoa não tem fundo, meu senhor! […] — Foi meu pai quem mo disse. E foi meu avô quem o disse ao meu pai! […] Não inventámos nada meu senhor. Quando há tempestades, aparecem aqui monstros vindos do mar!”
Diz a lenda que a Lagoa Escura é um braço do mar!
Na nossa última visita à Lagoa Escura, nesta primavera, pudemos confirmar que o lago é de facto bastante escuro (num dia nublado…) e que tem uma rocha em forma de quilha de um barco virado..porém a sua água não é salgada!
Foto: Lagoa Escura vista a partir do percurso pedestre PR SEI à volta da Lagoa Comprida. No primeiro plano, a rocha semelhante a uma quilha virada.
+ iNFO sobre o PR SEI Lagoa Comprida: http://www.walkingportugal.com/…/SEI_PR_CISE_Lagoa…
Atenção: a parte a sul da Lagoa Comprida tem alguma vegetação e por vezes não é fácil encontrar o percurso.
Referências:
Gentil Marques(1964): “Lenda da Lagoa Escura”, em Lendas de Mouras e Mouros (Vol. 3). Porto: Editorial Universus.
Mafalda Monteiro (2020): Lagoa Escura. O imaginário mitológico na criação de um álbum ilustrado: potencializar narrativas tradicionais no território da Serra da Estrela. Universidade do Porto: Projeto de mestrado. Disponível online em https://repositorio-aberto.up.pt/…/131005/2/433957.pdf
Lagoa Escura
Outros artigos deste autor >

O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram

Deixe o seu comentário

Skip to content