5.ª Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+ realiza-se a 9 de outubro

Plataforma Já Marchavas marca para 9 de outubro de 2022 a realização da 5.ª Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+
marcha-lgbtqia-viseu-2022-1

Plataforma Já Marchavas convocou no dia 22 de maio, no Parque de Merendas do Fontelo, uma reunião aberta para a organização da 5.ª Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+, no qual ficou decidido que esta se realizará a 09 de outubro de 2022 em Viseu.

Sob o mote “Um movimento em Marcha”, celebrando o caminho histórico do movimento LGBTQIA+ em Portugal, que este ano convoca cerca de 20 marchas em todo o país, pretendemos a construção de um movimento político no combate à discriminação pelo fim da violência e da opressão motivada pela orientação sexual; identidade e/ou expressão de género e características sexuais.

Em 2022, ano em que se celebram os 40 anos da Despenalização da Homossexualidade em Portugal (1982); dos 32 anos da despatologização da Homossexualidade da Lista Internacional de Doenças Mentais (OMS); e dos 17 anos da Manifestação STOP Homofobia, em Viseu, recordamos a importância da participação cidadã e coletiva na transformação política e social que fazem a democracia portuguesa.

Denunciamos a patologização da orientação sexual enquanto doença ou “comportamento de risco”; a reivindicação pelo fim das terapias de “conversão”; a importância da educação sexual nas escolas; a proteção da  autodeterminação de género e características sexuais das pessoas LGBTQIA+, assim como assinalamos a construção de políticas de asilo que assegurem a segurança de todas as pessoas refugiadas/migrantes em Portugal.

A Plataforma Já Marchavas irá realizar mais reuniões ao longo dos próximos meses, sempre de espírito aberto à participação de todas as pessoas e associações. Brevemente teremos mais novidades sobre novas iniciativas para a 5.ª edição da Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+.

Sobre a Plataforma

A Plataforma Já Marchavas é constituída por um grupo de cidadãs/ãos e coletivos de Viseu que tem como principal foco a defesa dos direitos humanos nas suas diversas vertentes. A Plataforma é um espaço aberto de construção e intervenção social em espaços públicos e de acesso público. A Plataforma é Feminista, LGBTQIA+, Ecologista, Antifascista, Antirracista, Democrática, Inclusiva e Participativa.

Outros artigos deste autor >

A Plataforma Já Marchavas é um movimento de cidadãs/ãos e de colectivos unidos na defesa de direitos Humanos, Ambientais e Animais.
O projecto Já Marchavas nasceu em maio de 2018 em Viseu reunindo sinergias diversas. Ainda em 2018 o projecto Já Marchavas levou mais de mil pessoas a participar na 1a Marcha pelos Diretos LGBTI+ em Viseu, denominada por alguns como a Marcha do Amor. A Plataforma Já Marchavas surgiu no ambiente pós-marcha concretizando a cooperação do projecto inicial e dando-lhe continuidade para outras causas comuns. Em Dezembro a Plataforma passou a integrar a Rede 8 de Março.

Related Posts
Ler Mais

Cinema na Cidade 2020: Programa

O Cinema na Cidade está de regresso a Viseu, esta que é uma das iniciativas mais antigas do Cine Clube de Viseu. Neste ano atípico de…
Skip to content