Corvo, a ave astuta e “falante”

Corvo Fotografia Pedro Rego - Wildlife and Nature
Corvo Fotografia Pedro Rego – Wildlife and Nature
Foto por Pedro Rego – Wildlife and Nature
Conhecido por ser inteligente e realizar voos acrobáticos, o corvo (Corvus corax) é o maior passeriforme que existe. Esta ave também gosta de “chatear” outras espécies ao dar-lhes bicadas insistentes e de interagir com outros animais, tendo também uma excelente capacidade de adaptação e aprendizagem. É igualmente capaz de imitar vários sons, incluindo a voz humana.
Não foi por acaso que o escritor norte-americano Edgar Allan Poe tornou o corvo o protagonista de “The Raven”, um poema narrativo publicado pela primeira vez no New York Evening Mirror em 29 de janeiro de 1845, onde esta ave aparece como um ser falante, misterioso e perspicaz. O seu comportamento peculiar torna-o ainda mais especial.
O corvo está classificado como “Quase Ameaçado” no território nacional. Outrora fácil de observar, esta ave é atualmente relativamente escassa na maior parte do território português e, apesar de ter uma distribuição ampla, ocorre geralmente em densidades muito baixas, raramente sendo possível observar mais de dois ou três indivíduos juntos.

Esta espécie tem hábitos alimentares necrófagos e é beneficiada pelo projeto ConnectNatura da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural.

+ INFO
Sobre o projeto www.connectnatura.pt

Publicado por Palombar a 12 de fevereiro de 2021

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

7.ª Edição do Dia Mais Curto

Pelo sétimo ano consecutivo, Portugal celebra a grande festa da curta-metragem com vários países do mundo, através de…
Ler Mais

Os melhores filmes de 2020

A equipa do Cinema Sétima Arte voltou a juntar-se para votar nos melhores filmes do ano. Os nossos membros (Cláudio Azevedo,…
Ler Mais

Tremor

O fervor de teu amor abriu em flor Minha paixão segue as galáxias até Plutão Tua mão macia…
Areias
Ler Mais

Areias

Com os olhos fechados fico à distância do infinito Parto para o invisível sem sair do lugar. Vou…
Skip to content