Para os críticos do jornal Público o filme de Pedro Costa “’quebrou’ uma ‘maldição’ de 30 anos sem prémio máximo a um filme português em festivais internacionais, e trouxe o Leopardo de Ouro de Locarno. (…) Vitalina não é um símbolo, é uma pessoa, mas, apesar disso, é irresistível ver nela aquilo que é hoje o cinema português — uma produção inclassificável e irresumível a não ser pela origem geográfica e que, ironia das ironias, teve um 2019 brilhante”
Constam ainda na lista filmes como “O Irlandês”, de Martin Scorsese, “Parasitas”, de Bong Joon-ho, “Correio de Droga”, de Clint Eastwood, e “Joker”, de Todd Phillips.
Melhores Filmes de 2019
Vitalina Varela, de Pedro Costa
Em Trânsito, de Christian Petzold
O Irlandês, de Martin Scorsese
Parasitas, de Bong Joon-ho
Ad Astra, de James Gray
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
Bostofrio, de Paulo Carneiro
Correio de Droga, de Clint Eastwood
Mektoub, Meu Amor: Canto Primeiro, de Abdellatif Kechiche
Joker, de Todd Phillips
Artigo original no Cinema Sétima Arte
Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com