Plataforma divulga data da 6.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+

A Plataforma Já Marchavas tem o prazer de anunciar que a 6.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+ se realiza a 14 de outubro de 2023. São seis anos a ocupar o espaço público de Viseu, seis anos de luta contra o conservadorismo e a extrema-direita, seis anos de ativismo interseccional, seis anos onde nem a pandemia retirou da rua a marcha, seis anos a dar visibilidade e voz às comunidades LGBTQIA+ do interior.
Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+ de 2022
Plataforma Já Marchavas, 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+

Dezoito anos depois do STOP Homofobia (2005), a cidade conservadora começa a dar os primeiros sinais de mudança, no entanto vivemos num vasto distrito, com diferentes níveis de desigualdade, onde a sociedade civil precisa de acordar para a necessária igualdade e equidade entre todas as pessoas. Ainda muito está por fazer nas escolas, nos municípios, no acesso à habitação, a cuidados de saúde e ao tratamento igual no local de trabalho. Ainda há muito a fazer no combate às ideias fascizantes que populam na boca da extrema-direita populista.

Dos 49 anos da Revolução de Abril aos 18 anos do STOP Homofobia, a Marcha de Viseu continuará a fazer este caminho de luta através da memória histórica, pois sem ela não há futuro.

A sexta marcha de Viseu continuará a manter o espírito interseccional de origem da Plataforma: feminista, LGBTQIA+, ecologista, antifascista, antirracista, democrática, inclusiva e participativa.

Fica atente às próximas novidades sobre a 6.ª Marcha de Viseu. Marchamos a 14 de outubro, ocupando as ruas de Viseu.

A Plataforma Já Marchavas é um movimento de cidadãs/ãos e de colectivos unidos na defesa de direitos Humanos, Ambientais e Animais.
O projecto Já Marchavas nasceu em maio de 2018 em Viseu reunindo sinergias diversas. Ainda em 2018 o projecto Já Marchavas levou mais de mil pessoas a participar na 1a Marcha pelos Diretos LGBTI+ em Viseu, denominada por alguns como a Marcha do Amor. A Plataforma Já Marchavas surgiu no ambiente pós-marcha concretizando a cooperação do projecto inicial e dando-lhe continuidade para outras causas comuns. Em Dezembro a Plataforma passou a integrar a Rede 8 de Março.

Related Posts
Ler Mais

Elegia da memória

Foto de www.twin-loc.fr | FlickrHouve um tempo tempo que ouve a tempo o temporal que passa passado em…
Ler Mais

Auto-estrada XVII

XVII A cena aconteceu pouco antes do fim do espectáculo. Solange dirigiu-se para o centro da sala. Um…
Skip to content