1.ª reunião aberta para a 4.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+

No próximo dia 3 de junho (quinta-feira), pelas 21H00, a Plataforma Já Marchavas promove a 1.ª reunião aberta para a 4.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+.

A componente presencial volta às reuniões da Plataforma, depois do segundo confinamento, com possibilidade de participação no Carmo 81 ou online.

Em 2020 Viseu foi a única cidade do país a marchar na rua. Agora, no início de Junho, o Mês do Orgulho, pessoas e coletivos são convidados a fazer parte da construção da Marcha de 2021!

A ordem de trabalhos proposta inclui os seguintes assuntos relacionados com a 4.ª Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTI+:

  • Calendário;
  • Discussão de ideias e distribuição de tarefas;
  • Outros assuntos.

Junho, mês do orgulho LGBTI+, é um momento de assinalar aquilo que foi e ainda é a luta pelos direitos das pessoas LGBTI+. Em 2021 assinalam-se 52 anos da Revolta de Stonewall. A 28 de junho de 1969, várias pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn revoltaram-se contra a invasão da polícia de Nova Iorque, dando assim origem a uma série de manifestações violentas e espontâneas. Foi a primeira faísca do que viria a ser o movimento LGBTI+.

Desde Stonewall que este é um movimento político no combate à discriminação, pelo fim da violência e da opressão. As marchas continuam a ser importantes!

Outros artigos deste autor >

A Plataforma Já Marchavas é um movimento de cidadãs/ãos e de colectivos unidos na defesa de direitos Humanos, Ambientais e Animais.
O projecto Já Marchavas nasceu em maio de 2018 em Viseu reunindo sinergias diversas. Ainda em 2018 o projecto Já Marchavas levou mais de mil pessoas a participar na 1a Marcha pelos Diretos LGBTI+ em Viseu, denominada por alguns como a Marcha do Amor. A Plataforma Já Marchavas surgiu no ambiente pós-marcha concretizando a cooperação do projecto inicial e dando-lhe continuidade para outras causas comuns. Em Dezembro a Plataforma passou a integrar a Rede 8 de Março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Skip to content