Em 2014, no Dia Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública mundial e de direitos humanos, no entanto continuamos a registar um número demasiado elevado de mulheres que, pelo mundo, em período menstrual prejudicam a escolaridade, atividade laboral e diversas atividades quotidianas por não terem condições financeiras para suportar os encargos associados aos absorventes femininos ou por estigmas associados a este período!
Não deixamos de relembrar que além da entrega gratuita de produtos de higiene feminina (à semelhança do que ocorre com os contraceptivos) é cada vez mais importante que os produtos facultados sejam reutilizáveis ou biodegradáveis (garantindo primeiramente a higiene da/o menstruante) e que seja promovido o acesso a produtos com menor impacto pela população geral.
A Plataforma Já Marchavas é um movimento de cidadãs/ãos e de colectivos unidos na defesa de direitos Humanos, Ambientais e Animais.
O projecto Já Marchavas nasceu em maio de 2018 em Viseu reunindo sinergias diversas. Ainda em 2018 o projecto Já Marchavas levou mais de mil pessoas a participar na 1a Marcha pelos Diretos LGBTI+ em Viseu, denominada por alguns como a Marcha do Amor. A Plataforma Já Marchavas surgiu no ambiente pós-marcha concretizando a cooperação do projecto inicial e dando-lhe continuidade para outras causas comuns. Em Dezembro a Plataforma passou a integrar a Rede 8 de Março.