Cartaz oficial da 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+

É com muito entusiasmo que a Plataforma Já Marchavas apresenta o cartaz oficial da 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+, que se realiza no dia 9 de outubro.
cartaz_viseu_2022_banner_1

O cartaz é da autoria da ilustradora viseense Maria Margarida (@sleepy.kitties), que se inspirou no mote deste ano, “Um movimento em Marcha”.

Com este mote, que celebra o caminho histórico do movimento LGBTQIA+ em Portugal e que este ano convoca mais de 20 marchas em todo o país, pretendemos a construção de um movimento político no combate à discriminação pelo fim da violência e da opressão motivada pela orientação sexual; identidade e/ou expressão de género e características sexuais.

Em 2022, ano em que se celebram os 40 anos da Despenalização da Homossexualidade em Portugal (1982); dos 32 anos da despatologização da Homossexualidade da Lista Internacional de Doenças Mentais (OMS); e dos 17 anos da Manifestação STOP Homofobia, em Viseu, recordamos a importância da participação cidadã e coletiva na transformação política e social que fazem a democracia portuguesa.

Denunciamos a patologização da orientação sexual enquanto doença ou “comportamento de risco”; a reivindicação pelo fim das terapias de “conversão”; a importância da educação sexual nas escolas; a proteção da  autodeterminação de género e características sexuais das pessoas LGBTQIA+, assim como assinalamos a construção de políticas de asilo que assegurem a segurança de todas as pessoas refugiadas/migrantes em Portugal.

O local da concentração da marcha e o percurso serão revelados em breve, assim como muitas outras novidades que estamos a preparar para esta quinta edição.

PRÉ-RESERVA CARTAZ

Se gostas do cartaz da @sleepy.kitties e queres ter um de recordação, estamos a fazer pré-reservas em 3 formatos (postal, A5 e A3). Faz a tua reserva por mensagem privada no Instagram ou Facebook ou por email (marchaviseu@gmail.com), com o assunto “CARTAZ’22”, NOME e FORMATO/QUANTIDADES.

Ao comprares um exemplar do cartaz estás ajudar a artista e também a Marcha. Estamos também a vender RIFAS de forma a angariar dinheiro para a organização da 5.ª Marcha. Se queres comprar uma ou mais rifas envia mensagem privada.

JUNTA-TE À ORGANIZAÇÃO DA MARCHA!

A Plataforma Já Marchavas mantém o seu espírito livre e aberto para a organização e participação deste movimento de cidadania. As reuniões são abertas a todas as pessoas que queiram fazer parte deste movimento e ajudar a construir a marcha.

cartaz_viseu_lgbtqia_2022_1

Outros artigos deste autor >

A Plataforma Já Marchavas é um movimento de cidadãs/ãos e de colectivos unidos na defesa de direitos Humanos, Ambientais e Animais.
O projecto Já Marchavas nasceu em maio de 2018 em Viseu reunindo sinergias diversas. Ainda em 2018 o projecto Já Marchavas levou mais de mil pessoas a participar na 1a Marcha pelos Diretos LGBTI+ em Viseu, denominada por alguns como a Marcha do Amor. A Plataforma Já Marchavas surgiu no ambiente pós-marcha concretizando a cooperação do projecto inicial e dando-lhe continuidade para outras causas comuns. Em Dezembro a Plataforma passou a integrar a Rede 8 de Março.

Related Posts
Skip to content