Número de mulheres na Assembleia da República portuguesa em 2022

Há menos 7 do que nas legislativas de 2019. Continuamos a baixo do objetivo de 40% de mulheres no parlamento definida por lei.

As mulheres representam 37% dos deputados eleitos nas legislativas de 30 de janeiro de 2022.

Em 230 deputados, em 2015 setenta e seis eram mulheres, em 2019 oitenta e nove e em 2022 oitenta e duas, menos sete do que nas legislativas de 2019 (faltam ainda contabilizar os mandatos dos círculos da europa e fora da europa).

Há menos 0,7% de representação feminina na Assembleia da República.

A Lei da Paridade estabelece que as listas para as eleições autárquicas, legislativas e europeias devem ter pelo menos 40% de representantes de ambos os géneros.

Mesmo assim, continuamos abaixo do objetivo de 40% de mulheres no parlamento definida por lei.

Outros artigos deste autor >

A Plataforma Já Marchavas é um movimento de cidadãs/ãos e de colectivos unidos na defesa de direitos Humanos, Ambientais e Animais.
O projecto Já Marchavas nasceu em maio de 2018 em Viseu reunindo sinergias diversas. Ainda em 2018 o projecto Já Marchavas levou mais de mil pessoas a participar na 1a Marcha pelos Diretos LGBTI+ em Viseu, denominada por alguns como a Marcha do Amor. A Plataforma Já Marchavas surgiu no ambiente pós-marcha concretizando a cooperação do projecto inicial e dando-lhe continuidade para outras causas comuns. Em Dezembro a Plataforma passou a integrar a Rede 8 de Março.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
25 de Abril de 2023, em Viseu. Foto Plataforma Já Marchavas.
Ler Mais

Plataforma Já Marchavas apela à mobilização cidadã na Marcha do 25 de Abril

A Plataforma Já Marchavas apela à mobilização de todas as pessoas para a manifestação do 25 de abril em Viseu. Marcharemos neste dia para celebrar 50 anos da Revolução que nos permitiu lutar por uma sociedade feminista, LGBTQIA+, antirracista, antifascista, ecologista, democrática, inclusiva e participativa. A Marcha realiza-se a 25 de abril, às 14h30, junto à rotunda de Santa Cristina
Ler Mais

Somos Abril!

Foto de Já MarchavasEste ano o 25 de Abril não pode ser comemorado na rua, mas isolamento físico…
Skip to content