Covilhã, Vila Real e Viseu recebem 10.ª edição de O Dia Mais Curto

Covilhã, Vila Real e Viseu voltam a receber O Dia Mais Curto, numa edição que assinala 10 anos da festa da curta-metragem. Pelo décimo ano consecutivo, a Agência da Curta Metragem celebra o dia mais curto do ano em Portugal, com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país, que este ano será ao longo de todo o mês de dezembro.
O-Dia-Mais-Curto-2022-1

Arranca hoje a 10.ª edição de O Dia Mais Curto, com centenas de sessões de cinema por todo o país e um programa à altura desta década de existência, a decorrer durante todo o mês de dezembro.

Organizado pela Agência da Curta Metragem, esta edição, que assinala 10 anos da festa da curta-metragem, decorre em 34 localidades do país até ao dia 29 de dezembro e propõe quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas, com múltiplas sessões de cinema, nos mais variados lugares de projeção – cinemas, bibliotecas, escolas, televisões, transportes públicos, entre outros.

“Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que inspirou a criação da festa que celebra o formato mais curto e original do cinema: O Dia Mais Curto.”, lê-se no comunicado.

Com a seleção “Curtas do Mundo” será possível assistir a algumas das mais interessantes obras internacionais do ano. Por sua vez, o programa nacional “Novas Curtas Portuguesas” inclui uma seleção de filmes made in Portugal que inclui alguns dos favoritos da última edição do festival Curtas Vila do Conde, enquanto os programas dedicados aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), prometem muita animação e viagens divertidas por mundos desconhecidos.

No interior, a festa da curta-metragem chega à Covilhã no dia 13 de dezembro (na Universidade da Beira Interior), a Vila Real no dia 6 de dezembro (no Pequeno Auditório do Teatro de Vila Real, em parceria com o Shortcutz Vila Real) e a Viseu no dia 2 de dezembro (na Incubadora do Centro Histórico de Viseu).

As restantes localidades que vão receber sessões de cinema durante o mês de dezembro são: Alegrete, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Casa Branca, Coimbra, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Madalena (Pico), Maia, Oliveira do Hospital, Ovar, Paredes de Coura, Pombal, Portalegre, Porto, São Brás de Alportel, Vila do Conde e Vila Nova de Famalicão.

Programa

Novas Curtas Portuguesas
O Casaco Rosa, de Mónica Santos
O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves
Aos Dezasseis, de Carlos Lobo
Pê, de Margarida Vila-Nova
Ice Merchants, de João Gonzalez

Amiguinhos
Lagune, de Mathieu Labaye, Hannah Letaïf · Bélgica
Até à Lua, de Johann Etrillard · Bélgica
Katu Katu, de Giedrė Narušytė Boots · Lituânia
A Primavera Volta Sempre, de Alicia Núñez Puerto · Espanha
A Geometria Variável, de Marie Brune De Chassey · Bélgica
Bem-Vindos À Primavera, de Udo Prinsen · Países Baixos
A Toupeira e a Lua, de Alunos do 12º ano sob orientação de Laura Gonçalves, Alexandra Ramires, Leonor Pacheco e Dimitri Mihajlovic · Portugal

Curtinhas Para Todos
Caiaque, de Solène Bosseboeuf, Flore Dechorgnat, Tiphaine Klein, Auguste Lefort, Antoine Rossi · França
Cérebro em Fuga, de Isabelle Favez · Suíça
O Meu Nome É Medo, de Eliza Płocieniak-Alvarez · Alemanha
Laika & Nemo, de Jan Gadermann, Sebastian Gadow · Alemanha
Peixes Não se Afogam, de Anna Azevedo · Brasil

Curtas do Mundo
As Visitantes, de Enrique Buleo · Espanha
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli · Brasil
A Glória da Malvada Eliz, de Eliška Kováíková, Adam Struhala · República Checa

Fonte: O Dia Mais Curto

Outros artigos deste autor >

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Related Posts
Skip to content