Os filmes mais esperados de 2021

Em 2020, as salas de cinema portuguesas registaram o pior resultado dos últimos 9 anos, tendo sido vendidos menos de 4 milhões de bilhetes. Depois de um ano catastrófico para o cinema e para as salas, espera-se que 2021 seja um ano de esperança e recuperação. 2021 será o ano do regresso à sala de cinema como lugar de eleição para a experiência cinematográfica.

Espera-se que muitos dos filmes que não estrearam em 2020 estreiem este ano nas salas de cinema, mas também se sabe que muitos vão estrear diretamente em plataformas de streaming, como a Netflix, Amazon, Apple TV+ e Disney+.

São vários os filmes que viram as suas estreias serem adiadas e que aguardamos ansiosamente, desde blockbusters, a filmes de cineastas consagrados e estreantes. Devido à pandemia da COVID-19 a Temporada de Prémios 2020/2021 será a mais longa temporada de prémios, que irá durar até à cerimónia dos Óscares, a 25 de abril de 2021.

Entre os mais aguardados encontramos por exemplo: “Undine”, de Christian Petzold“Monster Hunter”, de Paul W. S. Anderson, “Raya e o Último Dragão”, de Carlos López Estrada e Don Hall, “The King’s Man: O Início”, de Matthew Vaughn, “Nomadland – Sobreviver na América”, de Chloé Zhao, “Viúva Negra”, de Cate Shortland, “Dune – Duna”, de Denis Villeneuve, “Falling – Um Homem Só”, de Viggo Mortensen“007: Sem Tempo Para Morrer”, de Cary Joji Fukunaga.

Quanto ao cinema português, estão para já confirmadas as estreias de “Sombra”, de Bruno Gascon, e “Salgueiro Maia: O Implicado”, de Sérgio Graciano. Há ainda muitas estreias aguardadas para este ano que ainda não tem data de estreia nas salas de cinema nacionais, como: “Bem Bom”de Patrícia Sequeira“Marighella”, de Wagner Moura, “Miss Marx”, de Susanna Nicchiarelli, “A Criança”, de Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liegeois, “O Sentido da Vida”, de Miguel Gonçalves Mendes. Há ainda muitos filmes que viram as suas estreias adiadas de 2020 para 2021 e que ainda não têm data confirmada.

Avisa-se que as datas apresentadas em baixo podem estar sujeitas a alterações.

Estreias confirmadas:

07 janeiro
A Mulher que Fugiu, de Hong Sang-soo

14 janeiro
Undine, de Christian Petzold

28 janeiro
As Lições de Persa, de Vadim Perelman

04 fevereiro
Monster Hunter, de Paul W. S. Anderson

11 fevereiro
Uma Réstia de Esperança, de William Nicholson

25 fevereiro
Falling – Um Homem Só, de Viggo Mortensen
Tom & Jerry, de Tim Story

04 março
State Funeral, de Sergei Loznitsa

05 março
2 Príncipes em Nova Iorque, de Craig Brewer

11 março
Raya e o Último Dragão, de Carlos López Estrada, Don Hall
The King’s Man: O Início, de Matthew Vaughn

18 março
As Andorinhas de Cabul, de Zabou Breitman, Eléa Gobbé-Mévellec
Nomadland – Sobreviver na América, de Chloé Zhao

25 março
Minari, de Lee Isaac Chung
O Crime de Georgetown, de Christoph Waltz

01 abril
007: Sem Tempo Para Morrer, de Cary Joji Fukunaga

15 abril
Salgueiro Maia: O Implicado, de Sérgio Graciano

06 maio
Viúva Negra, de Cate Shortland

20 maio
Akira, de Taika Waititi

12 agosto
Respect, de Liesl Tommy

30 setembro
Dune – Duna, de Denis Villeneuve

08 dezembro
West Side Story, de Steven Spielberg

Sem data de estreia:
Marighella, de Wagner Moura
Bem Bom, de Patrícia Sequeira
Miss Marx, de Susanna Nicchiarelli

 

Publicado em Cinema Sétima Arte a 2 de janeiro de 2020

Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Outros artigos deste autor >

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
confirmar-abril-viseu-2023-1
Ler Mais

Confirmar Abril: 49 anos da Revolução do 25 de Abril

A Plataforma Já Marchavas assinala os 49 anos da Revolução dos Cravos com construção de mural, no dia 24 de abril. No dia 25 de abril, associa-se às comemorações com o Teatro Viriato na "Marcha 25 de Abril".
Skip to content