VENEZA 2020: “LISTEN”, DE ANA ROCHA, DISTINGUIDO COM DOIS PRÉMIOS

Foto retirada de Cinema Sétima Arte
A primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa“Listen”, foi distinguida  com dois prémios na  77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, o Prémio Bisato d’Oro para Melhor Realização, atribuído por um júri de critica independente, e o prémio Sorriso Diverso Venezia, pela sua abordagem às questões sociais.

“Listen”, que teve a sua estreia mundial a 8 de setembro em Veneza, na secção Horizontes, é uma coprodução entre Portugal (Bando À Parte) e Reino Unido (Pinball London), e é baseado em factos reais, sobre um casal português emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retiraram os filhos.

Protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e a atriz britânica Sophia Myles, o filme retrata a luta pela união da família após um erro irreversível.

“Nos subúrbios de Londres, Bela e Jota enfrentam sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’, levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece nāo ter fim. Tudo se complica com o passar do tempo. Ouve-me retrata a desgastante luta pela uniāo da família após um erro irreversível.”

“Listen” estreia nos cinemas nacionais em 2021.

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Trabalhador
Ler Mais

Ode ao trabalhador

Pequeno o meu olhar matinal Crescente luz, aurora boreal, Sou eu pequeno, adultos observo Caminham, o meu pai…
Skip to content