VISTACURTA 2020: Programa

Foi divulgado o programa completo da 11.ª edição do VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu, a decorrer de 27 a 31 de outubro, um festival com “um olhar sobre filmes recentes, divididos por secções e temas, e obras inéditas que não poderiam ser vistas de outra forma.”. 

Organizado pelo Cine Clube de Viseu, a edição deste ano propõe um olhar especial sobre a África lusófona, convidando os realizadores Sol de CarvalhoMargarida Cardoso Billy Woodberry.

“Mabata Bata” (2018), de Sol de Carvalho, um olhar sobre histórias de países africanos de língua oficial portuguesa, é o filme de abertura a ser exibido no dia 27 de outubro, no IPDJ. A sessão é apresentada por Sol de Carvalho, numa entrevista concedida pelo realizador Rui Simões. A sessão de encerramento, no dia 31 de outubro, fica a cargo de “O que Arde”, de Oliver Laxe, produção galega que recebeu o Prémio do Júri no Festival de Cannes 2019.

O VISTACURTA 2020 exibe 29 filmes, dos quais 11 são curtas-metragens em competição (da Produção Local e Produção Nacional), distribuídos por 15 sessões em sala e dois concertos. O júri das duas secções competitivas é composto por Cristóvão Cunha, Margarida Cardoso e Zé Tavares.

O mais recente filme de João Botelho, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, uma adaptação da obra literária do escritor e Prémio Nobel da Literatura José Saramagopublicada em 1984, será o filme convidado desta edição. A sessão será apresentada pelo próprio realizador no dia 30 de outubro, às 17h30 no IPDJ.

Tal como é habitual no VISTACURTA o cinema e música fundem-se e este ano serão apresentados dois concertos. “Em parceria com o Teatro Viriato, os destaques nesta edição passam por A Casa na Praça Trúbnaia, obra-prima do cinema mudo soviético com banda sonora composta e tocada ao vivo por Mão Morta Redux, e Um Piano afinado pelo Cinema, com a música original de um lado (a cargo do compositor e pianista Filipe Raposo), e do outro, grandes heróis do cinema mudo, como Charlie ChaplinBuster KeatonGeorges Méliès.

Este ano o VISTACURTA terá também uma secção de filmes em formato online a serem exibidos no site e que estarão disponíveis de 26 a 31 de outubro.

Produção Local
Bustarenga, de Ana Maria Gomes
Nos Jardins do Barrocal, de Melanie Pereira
Corte, de Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote

Produção Nacional
Três Perdidos Fazem um encontrado, de Atsushi Kuwayama
Noite Perpétua, de Pedro Peralta
O Voo do Contrário, de Stephanie Rodrigues
Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer, de Nevena Desivojevic
Elo, de Alexandra ‘Xá’ Ramires
Ave Rara, de Vasco Saltão
A Vida Dura muito pouco, de Dinis Leal Machado
Ruby, de Mariana Gaivão

Realizadora Convidada Margarida Cardoso
Yvone Kane (2014)
Understory (2019)

Realizador Convidado Billy Woodberry
A story from Africa (2019)

Realizador Convidado Sol de Carvalho
Mabata Bata (2018)
Monólogos com a História (2019)

Fonte: VISTACURTA

 

Publicado em Cinema Sétima Arte a 16 de outubro de 2020.

Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Outros artigos deste autor >

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

fenda

peguei no medo e escrevi: amanhã
Skip to content