A distribuidora Alambique Filmes anunciou que irá estrear nas salas de cinema nacionais oito filmes que passaram pela 74.ª edição do Festival de Cannes, que terminou no passado dia 17 de julho. Entre as estreias encontram-se os vencedores da Palma de Ouro, do Grande Prémio (ex-aequo), e dos Prémios de Melhor Ator e de Melhor Atriz.

“Titane”de Julia Ducournau, o vencedor da Palma de Ouro de Cannes 2021, um filme francês que conta a história de uma mulher que se transforma numa assassina compulsiva, será estreado em Portugal pela Alambique.

Na cerimónia de entrega dos prémios presidida por Skipe Lee, a realizadora francesa declarou: “Há tanta beleza e emoção a ser encontrada no que não pode ser colocado numa caixa. Agradeço ao Júri por pedir mais diversidade nas nossas experiências de cinema e nas nossas vidas. E agradeço ao Júri por permitir a entrada dos monstros.”

A Alambique irá também estrear nos cinemas nacionais quatro filmes que passaram pela competição oficial de Cannes: “A Hero”, do iraniano Asghar Farhadi, vencedor do Grande Prémio do Júri ex-aequo; “The Worst Person in the World”, de Joachim Trier, vencedor do prémio de Melhor Atriz para Renate Reinsve; “Nitram”, de Justin Kurzel, vencedor do prémio de Melhor Ator para Caleb Landry Jones;  e ainda “Bergman Island”, de Mia Hansen-Love.

A distribuidora adquiriu ainda os direitos do filme “The Innocents”, de Eskil Vogt, da secção Un Certain Regard, e dos filmes “Cow”, de Andrea Arnold, e “Marx Puó Aspettare”, de Marco Bellocchio, apresentados na secção Cannes Première.

A Alambique não avançou para já com datas para as estreias dos oito filmes adquiridos no Festival de Cannes.

Cannes 2021: Vencedores

 

Publicado por Cinema Sétima Arte a 19 de julho de 2021

Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema 7.ª Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Outros artigos deste autor >

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Deixe o seu comentário

Skip to content