“Now – Já!”, um filme pela justiça climática, estreia no Dia Mundial da Terra

“Se vocês falharem, nunca vos perdoaremos!”, disse a ativista Greta Thunberg durante um dos seus discursos nas Nações Unidas. Greta é mais uma vez uma das protagonistas num documentário sobre jovens ativistas pela justiça climática, em “Now – Já!”, um filme realizado por Jim Rakete e escrito por Claudia Rinke.

“Furiosa, a geração de jovens ativistas ambientais apela aos adultos por sensatez e faz de 2019 o ano do seu movimento. A razão: o futuro está sob ameaça do aquecimento global. A estudante sueca Greta Thunberg tornou-se a líder do movimento que abalou o grande público com acções de desobediência civil, protestos e manifestações.”

Em “Now – Já!” o realizador entrevista sete jovens ativistas pelo clima, a sueca Greta Thunberg, Zion Lights, Vic Barrett, Marcella Hansch, Luisa Neubauer (Fridays for Future), Felix Finkbeiner (Plant for the Planet) e Nike Mahlhaus (Ende Gelände), e ainda figuras públicas como a lenda do punk rock Patti Smith e o cineasta Wim Wenders.

“Por é que se tornaram ativistas? O que está em jogo?” são algumas questões que o filme levanta junto destas ativistas que dão força ao movimento social na luta pelo clima, para “que os jovens de hoje também tenham um futuro amanhã” e tem de ser já!

“Now – Já!” estreia nas salas de cinema nacionais a 22 de abril, no Dia Mundial da Terra, distribuído pela Leopardo Filmes.


Publicado por Cinema Sétima Arte a 5 de abril de 2021

Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content