“Now – Já!”, um filme pela justiça climática, estreia no Dia Mundial da Terra

“Se vocês falharem, nunca vos perdoaremos!”, disse a ativista Greta Thunberg durante um dos seus discursos nas Nações Unidas. Greta é mais uma vez uma das protagonistas num documentário sobre jovens ativistas pela justiça climática, em “Now – Já!”, um filme realizado por Jim Rakete e escrito por Claudia Rinke.

“Furiosa, a geração de jovens ativistas ambientais apela aos adultos por sensatez e faz de 2019 o ano do seu movimento. A razão: o futuro está sob ameaça do aquecimento global. A estudante sueca Greta Thunberg tornou-se a líder do movimento que abalou o grande público com acções de desobediência civil, protestos e manifestações.”

Em “Now – Já!” o realizador entrevista sete jovens ativistas pelo clima, a sueca Greta Thunberg, Zion Lights, Vic Barrett, Marcella Hansch, Luisa Neubauer (Fridays for Future), Felix Finkbeiner (Plant for the Planet) e Nike Mahlhaus (Ende Gelände), e ainda figuras públicas como a lenda do punk rock Patti Smith e o cineasta Wim Wenders.

“Por é que se tornaram ativistas? O que está em jogo?” são algumas questões que o filme levanta junto destas ativistas que dão força ao movimento social na luta pelo clima, para “que os jovens de hoje também tenham um futuro amanhã” e tem de ser já!

“Now – Já!” estreia nas salas de cinema nacionais a 22 de abril, no Dia Mundial da Terra, distribuído pela Leopardo Filmes.


Publicado por Cinema Sétima Arte a 5 de abril de 2021

Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Outros artigos deste autor >

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Depressão
Ler Mais

Me dói o mundo

Dor física não é nada Minha cabeça se perdeu há muito tempo Coimbra tem esse efeito Faz você…
Baloiço
Ler Mais

Ramos de Árvore

Caí neste planeta através do amor duma constelação de duas estrelas Nasci aqui por entre as pernas maternais…
Chapim Azul
Ler Mais

Passarinho

Sou um Chapim-Azul! Com duas asas voo para perto do meu amor coberto de penas. Em duas patitas…
Skip to content