Cinema português no feminino em Bruxelas

Cinemateca Real da Bélgica (Cinematek) vai apresentar, entre 4 de julho a 2 de agosto, um ciclo de cinema dedicado a um conjunto de títulos emblemáticos do cinema português realizados por mulheres, organizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

Intitulado de Portugal Século XX: Visões Femininas”o ciclo apresenta 10 obras nacionais realizados por mulheres entre 1946 e 2004, atravessando várias décadas e géneros diferentes: do documentário à animação, passando pela ficção.

O ciclo arranca com “Os Mutantes”, a terceira longa-metragem de Teresa Villaverde, estreada mundialmente na edição de 1998 do festival de Cannes, e termina com “André Valente” (2004), filme de estreia de Catarina Ruivo que teve uma boa recepção no festival de Locarno e junto do público francês aquando da sua estreia.

Cinematek vai ainda exibir os filmes “Glória” (1999), de Manuela Viegas, “Kali, O Pequeno Vampiro” (2012), de Regina Pessoa, “Trás-os-Montes” (1976), de António Reis e Margarida Martins Cordeiro“Relação fiel e Verdadeira” (1987), de Margarida Gil, “Nuvem” (1991), de Ana Luísa Guimarães, “O Movimento das Coisas” (1985), de Manuela Serra, “Três dias sem Deus” (1946), de Bárbara Virgínia, “Dina e Django” (1981), de Solveig Nordlund, e “A Costas dos Murmúrios” (2004), de Margarida Cardoso.

 

Publicado por Cinema Sétima Arte a 24 de junho de 2021

Outros artigos deste autor >

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Auto-estrada XV

XV Naquele mês de Agosto na reunião familiar do clã Terra, foi feito um balanço relativo ao acontecimento…
Ler Mais

Marcas de minha alma

Tem dias que ainda tenho dúvida Sobre para quem são Minhas músicas de amor Mas isso não importa…
Skip to content