2020 marca o fim de uma década e o início de outra. Iniciam-se os “loucos anos 20”, no ano em que se assinalam os 100 anos de “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), de Robert Wiene, e os 50 anos de “A Filha de Ryan” (1970), de David Lean.
São vários os filmes que aguardamos ansiosamente, desde blockbusters, a filmes de cineastas consagrados e estreantes. Janeiro e fevereiro são os meses de estreias de filmes candidatos a 92.ª cerimónia dos Óscares no dia 9 de fevereiro.
Entre os mais aguardados encontramos: “Uma Vida Escondida”, de Terrence Malick, “J’accuse – O Oficial e o Espião”, de Roman Polanski, “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi, “A Despedida”, de Lulu Wang, “Mulherzinhas”, de Greta Gerwig, “Mulan”, de Niki Caro.
Quanto ao cinema português, estão para já confirmadas as estreias de “Alva”, de Ico Costa, “Mosquito”, de João Nuno Pinto, e “O Filme do Bruno Aleixo”, de João Moreira e Pedro Santo. Encontram-se em fase de produção e pós-produção os filmes: “Amadeo”, de Vicente Alves do Ó, produzido pela Ukbar Filmes; “O Sentido da Vida”, de Miguel Gonçalves Mendes; “Pedro”, realizado por Laís Bodanzky, sobre D. Pedro I, rei de Portugal e Imperador do Brasil, da produtora O Som e a Fúria. Há ainda “Fátima”, do italiano Marco Pontecorvo, uma produção norte-americana, protagonizada por Lúcia Moniz, que deverá estrear este ano.
Há ainda muitas estreias aguardadas para este ano que ainda não tem data de estreia nas salas de cinema nacionais, como: “O Sentido da Vida”, de Miguel Gonçalves Mendes, “O Farol”, de Robert Eggers, “Marighella”, de Wagner Moura, “The French Dispatch”, de Wes Anderson, “West Side Story”, de Steven Spielberg, “Soul”, de Pete Docter, “O Homem Que Matou Don Quixote”, de Terry Gilliam, “Mank”, de David Fincher, “Walking to Paris”, de Peter Greenaway, e “Ordem Moral”, de Mário Barroso.
Estreias confirmadas:
2 de janeiro
O Caso de Richard Jewell, de Clint Eastwood
9 de janeiro
A Despedida, de Lulu Wang
A Ilha dos Silvos, de Corneliu Porumboiu
16 de janeiro
Uma Vida Escondida, de Terrence Malick
Alva, de Ico Costa
23 de janeiro
1917, de Sam Mendes
O Filme do Bruno Aleixo, de João Moreira, Pedro Santo
J’accuse – O Oficial e o Espião, de Roman Polanski
Mulherzinhas, de Greta Gerwig
Jojo Rabbit, de Taika Waititi
Hollywood – A Caminho da Igualdade, de Tom Donahue
6 de fevereiro
Um Amigo Extraordinário, de Marielle Heller
20 de fevereiro
Os Miseráveis, de Ladj Ly
5 de março
Mosquito, de João Nuno Pinto
La Cordillera de los Sueños, de Patricio Guzmán
26 de março
Mulan, de Niki Caro