Cinema na Cidade está de regresso a Viseu, esta que é uma das iniciativas mais antigas do Cine Clube de Viseu. Neste ano atípico de pandemia, o Cinema na Cidade não vai realizar-se no coração do centro histórico de Viseu como é habitual, passando este ano para o parque Aquilino Ribeiro e para o Museu Grão Vasco, entre os dias 28 e 31 de julho.

“O cinema ao ar livre é organizado pelo Cine Clube de Viseu desde 1982, tratando-se, por diversas razões, de uma das atividades culturais de maior tradição e expressão nesta região (…) É uma das atividades mais importantes para a fruição do espaço público da cidade, para a conquista de públicos para a cultura, para o bem-estar e atratividade do centro histórico de Viseu.”

O Cine Clube de Viseu apresenta cinco filmes para públicos de todas as idades, começando a primeira noite no Parque Aquilino Ribeiro com o filme de animação “Tito e os Pássaros“, dos brasileiros Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, sobre um menino que salva o mundo de uma epidemia contraída pelo medo, e ainda uma curta-metragem de Regina Pessoa, o premiado “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias“. A segunda sessão, também no parque, exibe a comédia louca “O Falcão Manteiga de Amendoim”, de Tyler NilsonMichael Schwartz, protagonizada por Shia LaBeouf, Dakota Johnson, John Hawkes e Bruce Dern. As duas noites seguintes realizam-se no Museu Grão Vasco com a exibição “The Sword of Doom” (1966), do japonês Kihachi Okamoto, e “Veneno” (1991), do norte-americano Todd Haynes. Para as sessões no Museu Nacional Grão Vasco é necessário marcar reserva de entrada.

O Cine Clube de Viseu confirmou também a realização da 11.ª edição do VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu, de 27 a 31 de outubro.

 

Programa Cinema na Cidade 2020

28 de julho (terça) – Parque Aquilino Ribeiro: Tito e os Pássaros (2018), de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar + Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias (2019), de Regina Pessoa.

29 de julho (quarta) – Parque Aquilino Ribeiro: O Falcão Manteiga de Amendoim (2019), de Tyler Nilson e Michael Schwartz.

30 de julho (quinta – 21h30) – Museu Grão Vasco: The Sword of Doom (1966), de Kihachi Okamoto.

31 de julho (sexta – 21h30) – Museu Grão Vasco: Veneno (1991), de Todd Haynes.

Outros artigos deste autor >

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema 7.ª Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Deixe o seu comentário

Skip to content