Cine Clube de Viseu cancela “Cinema na Cidade 2021” por falta de financiamento

Cine Clube de Viseu anunciou hoje em comunicado que a sua iniciativa de cinema ao ar livre, o Cinema na Cidade, será cancelada este ano, por falta de financiamento, e “será pensada em moldes alternativos, a anunciar em breve.”

O Cinema na Cidade é uma das atividades mais importantes do cine clube, com maior tradição. “O cinema ao ar livre é organizado pelo Cine Clube de Viseu desde 1982, tratando-se, por diversas razões, de uma das atividades culturais de maior tradição e expressão nesta região (…) É uma das atividades mais importantes para a fruição do espaço público da cidade, para a conquista de públicos para a cultura, para o bem-estar e atratividade do centro histórico de Viseu.”

Segundo se lê no comunicado, o Cine Clube de Viseu (CCV) está dependente do apoio financeiro, no valor de 15 mil euros, por parte do Município de Viseu, que este ano não o atribuiu para a realização da iniciativa do cinema ao ar livre, que se realiza sempre no coração do centro histórico de Viseu.

“A parceria entre Cine Clube e Município de Viseu tem sido decisiva para manter este projecto e a cidade pode orgulhar-se de ter um programa de cinema ao ar livre com prestígio em todo o país. Na actual situação, em que os cinemas encerraram durante três meses e quando a actividade continua incerta, essa parceria é ainda mais decisiva. É, todavia, precisamente neste contexto que o Município de Viseu deixou de se associar ao projecto CINEMA NA CIDADE. Trata-se de um montante de 15 mil euros – e portanto uma pequena parte na actividade cultural do Cine Clube ao longo do ano – mas sem o qual se inviabiliza uma programação que todos os anos envolve milhares de pessoas.”

“Depois de Eu, Daniel Blake, Mustang, Cinema Paraíso, Il Sorpasso, Moonrise Kingdom, O Grande Ditador, As Férias do Sr. Hulot, e filmes concerto com Mão Morta, José Miguel Amaral ou Cante Alentejano, nos anos mais recentes, iríamos apresentar, entre outros, o concerto de Jozef van Wissem, músico que colabora habitualmente com o realizador Jim Jarmusch, e várias sessões de cinema. A qualidade e importância destes filmes, que passaram pela Praça D. Duarte, Museu Nacional Grão Vasco e Parque Aquilino Ribeiro, falam por si.”

O Cine Clube promete que tudo fará para realizar o Cinema na Cidade em 2022. “Tal como na primeira edição, em 1982, o cinema ao ar livre é um símbolo do que procuramos neste tempo — uma coordenação de esforços para enfrentar uma crise na área cultural que está a comprometer a existência de vários projectos em todo o país. É por isso que o CINE CLUBE tudo fará para retomar o projecto já em 2022, nos moldes habituais.”, lê-se no comunicado.

Com 66 anos de vida, o Cine Clube de Viseu é um dos mais antigos do país e que mantém uma forte atividade na região centro, apostando na formação de jovens, com sessões regulares todas as semanas e com um festival de curtas-metragens, o VISTACURTA.

Numa entrevista recente à TSF, o Rodrigo Francisco, da direcção do CCV, denunciou a falta de apoios em tempos de pandemia: “Infelizmente, o que constatamos é que não se encaram estes espaços alternativos como muito importantes, porque não há medidas concretas. Nunca fomos contactados por ninguém a perguntar se precisávamos de apoio para álcool gel ou para vinil, ou para ajustar [alguma coisa]. Não somos uma preocupação do Ministério [da Cultura] ou de outras esferas”.

Artigo de Tiago Resende para o Cinema 7 Arte.

Sugestões:

Cine Clube de Viseu: um dos mais antigos do país denuncia a falta de apoios em tempo de pandemia

cinema-setima-arte-logo
Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Somos Abril!

Foto de Já MarchavasEste ano o 25 de Abril não pode ser comemorado na rua, mas isolamento físico…
Skip to content