A Academia Portuguesa de Cinema divulgou os seis filmes nomeados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 94ª edição dos Óscares.
Entre as longas-metragens elegíveis, o comité de pré-seleção, composto pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, André Szankowski (diretor de fotografia), Dalila Carmo (atriz), Elvis Veiguinha (sound designer), Luís Cília (compositor), Marco Martins (realizador), Maria João Mayer (produtora) e Matamba Joaquim (ator), selecionou:
- A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos (Primeira Idade);
- Nunca Nada Aconteceu, de Gonçalo Galvão Teles (Fado Filmes);
- O Som que Desce na Terra, de Sérgio Graciano (Coyote Vadio, Caos Calmo Filmes);
- Sombra, de Bruno Gascon (Caracol Studios);
- Terra Nova, de Artur Ribeiro (Cinemate);
- O Último Banho, de David Bonneville (CRIM, Bocalupo Films).
O processo de seleção passará agora por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre de 12 a 28 de outubro, até à revelação do filme selecionado, que será anunciado a 29 de outubro.
A 94ª edição dos Óscares acontece no dia 27 de março de 2022, em Hollywood.
Publicado por Maria Inês Gomes em Cinema Sétima Arte a 11 de outubro de 2021
Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com