Depois de quatro dias intensos de cinema desobediente no Círculo Católico Operário, no Porto (de 25 a 28 de abril), que contou com sessões sempre lotadas, a sexta edição do Desobedoc – Mostra de Cinema Insubmisso volta a percorrer várias regiões do país com extensões que levam a debate e reflexão sobre os feminismos, as atrocidades da ditadura de Franco em Espanha, as alterações climáticas, entre outros temas abordados no programa do Porto.
Tavira (no dia 5 de maio) e Bragança (no dia 7 de maio) já receberam o Desobedoc, que arrancou ontem na Covilhã (A Tentadora) e no Fundão (Biblioteca Municipal do Fundão) até dia 11 de maio. Segue depois para Coimbra (Teatro da Cerca de São Bernardo e Liquidâmbar) nos dias 10, 11 e 13 de maio, para Guimarães (Centro de Artes e Espectáculos São Mamede) no dia 11 de maio e termina em Vila Real (Club de Vila Real) no dia 15 de maio.
Entre os filmes a serem exibidos nas várias localidades destacamos “O Silêncio dos Outros”, de Almudena Carracedo e Robert Bahar, um retrato duro sobre os crimes do franquismo em Espanha, dando voz às vitimas dos 40 anos da ditadura de Franco; o documentário do brasileiro Eduardo Coutinho, “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), “This Changes Everything” (2015), de Avi Lewis, e “Debaixo do Céu” (2018), de Nicholas Oulman.
DEBAIXO DO CÉU de Nicholas Oulman TRAILER from Midas Filmes on Vimeo.
Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com