DesobeDoc, cinema insubmisso também no Interior

Depois de quatro dias intensos de cinema desobediente no Círculo Católico Operário, no Porto (de 25 a 28 de abril), que contou com sessões sempre lotadas, a sexta edição do Desobedoc – Mostra de Cinema Insubmisso volta a percorrer várias regiões do país com extensões que levam a debate e reflexão sobre os feminismos, as atrocidades da ditadura de Franco em Espanha, as alterações climáticas, entre outros temas abordados no programa do Porto.

Tavira (no dia 5 de maio) e Bragança (no dia 7 de maio) já receberam o Desobedoc, que arrancou ontem na Covilhã (A Tentadora) e no Fundão (Biblioteca Municipal do Fundão) até dia 11 de maio. Segue depois para Coimbra (Teatro da Cerca de São Bernardo e Liquidâmbar) nos dias 10, 11 e 13 de maio, para Guimarães (Centro de Artes e Espectáculos São Mamede) no dia 11 de maio e termina em Vila Real (Club de Vila Real) no dia 15 de maio.

Entre os filmes a serem exibidos nas várias localidades destacamos “O Silêncio dos Outros”, de Almudena Carracedo e Robert Bahar, um retrato duro sobre os crimes do franquismo em Espanha, dando voz às vitimas dos 40 anos da ditadura de Franco; o documentário do brasileiro Eduardo Coutinho, “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), “This Changes Everything” (2015), de Avi Lewis, e “Debaixo do Céu” (2018), de Nicholas Oulman.


“O Silêncio dos Outros” (2018), de Almudena Carracedo e Robert Bahar

“O Silêncio dos Outros” (2018), de Almudena Carracedo e Robert Bahar

“O Silêncio dos Outros” (2018), de Almudena Carracedo e Robert Bahar

DEBAIXO DO CÉU de Nicholas Oulman TRAILER from Midas Filmes on Vimeo.

“O Silêncio dos Outros” (2018), de Almudena Carracedo e Robert Bahar
cinema-setima-arte-logo
Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Dia 22 de novembro há greve dos motoristas de autocarros

Os motoristas de autocarros estarão em greve na próxima segunda-feira para reivindicar melhorias salariais, subsídio de refeição e uma menor sobrecarga no horário de trabalho. Os sindicatos consideram ainda que os operadores estão a exercer pressão sobre os trabalhadores.
8M-Viseu-2022-1
Ler Mais

8 de Março nas ruas do interior – Participa!

Assinalando a data e o apelo internacional à união, o Interior junta a sua voz a esta luta e as cidades de Bragança (Cantina do IPB, 18h), Covilhã (Jardim Público, 18h), Vila Real (Tribunal, 18h), Viseu (Rossio, 17:30 - Seguindo para Assembleia Feminista no EmDireita, Rua das Ameias n.º150) e Chaves (Largo das Freiras, no Sábado, dia 11, 15h), mobilizam-se com marchas e concentrações de revolução.
Skip to content