Palombar falou sobre conservação do património rural e arquitetura vernacular no Fórum do Património 2021

A organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural participou com uma comunicação intitulada “Património Vivo – memórias de um povo, sementes para o futuro” no Fórum do Património 2021, que se realizou no dia 6 de novembro, na Central Tejo, em Lisboa.
Recuperação de um pombal tradicional na aldeia de Uva. Fotografia Palombar.
Recuperação de um pombal tradicional na aldeia de Uva. Foto por Palombar

A organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural participou com uma comunicação intitulada “Património Vivo – memórias de um povo, sementes para o futuro” no Fórum do Património 2021, que se realizou no dia 6 de novembro, na Central Tejo, em Lisboa.

A comunicação, enquadrada no painel “Comunidades Patrimoniais: metodologias e tecnologias de divulgação e participação”, centrou-se no trabalho que a Palombar tem desenvolvido na vertente da conservação do património rural edificado e da arquitetura vernacular ao longo dos anos.

A Palombar considera que a arquitetura vernacular não deve ser fossilizada, mas antes revitalizada, através da atribuição de novos significados e funcionalidades. Para isso, a implementação de uma abordagem holística é fundamental para revitalizar este património e impulsionar e dinamizar o território. Este é, aliás, o desafio ao qual a Palombar tem procurado responder nas suas mais de duas décadas de trabalho.

O tema central do Fórum do Património 2021 deste ano foi “Património Vivo” e o objetivo principal foi promover um debate alargado sobre o património que faz parte da vida quotidiana das comunidades, em ambiente urbano e rural, e sobre como este património pode ser preservado, ativado e desfrutado no presente, por todas as pessoas. “Neste dia queremos mostrar o trabalho fundamental e impactante feito pelas associações do património em Portugal”, destacou a organização.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas aqui.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Ler Mais

VISTACURTA 2021: Vencedores

“O Nosso Reino”, de Luís Costa, venceu o prémio nacional da 12.ª edição do VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu, que terminou este sábado…
Ler Mais

Mestre Caeiro

Lucidez falsa sobre o passado Somos só sensações Já dizia o mestre Caeiro Para que pensar No próximo…
Taranhão
Ler Mais

Tartaranhão para que te quero?

Com estas atividades, descobre quem é o tartaranhão-caçador (Circus pygargus), os serviços que presta aos ecossistemas e muito…
Skip to content