Palombar participa na Conferência Final do projeto LIFE Biodiscoveries

A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural participou na conferência final do projeto LIFE Biodiscoveries, que decorreu nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, em formato presencial e online.

Miguel Nóvoa, médico veterinário que integra a direção da Palombar, foi orador da conferência no Painel II dedicado ao tema “Resultados de Projetos Envolvendo Voluntariado”. A comunicação online de Miguel Nóvoa teve como tema “Voluntariados, Comunidades e Património: a ação transformadora do voluntariado”.

O Projeto LIFE Biodiscoveries, desenvolvido pela Câmara Municipal do Barreiro, “tem como objetivo promover o controlo de espécies invasoras na área da Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada, através de ações de voluntariado, aspeto que o distingue de outros projetos de controlo de invasoras”.

Na Mata da Machada existe uma forte presença de várias espécies de acácias (Acacia sp.), bem como de chorão-da-praia (Carpobrotus edulis), que se estende também ao Sapal do Coina, ameaçando o equilíbrio destes habitats.

“Pretende-se, através da participação coletiva, incentivar o combate às invasoras, criando laços, que se prolonguem no tempo, entre os voluntários e a área protegida”, destaca o site oficial do projeto.

Poderá ver todos os vídeos da conferência aqui.

 

Publicado em Palombar a 20 de outubro de 2020.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Pintura a óleo de um rio na floresta.
Ler Mais

Margens

Confio no rio que abre caminho entre as margens Até ao outro rio que depois se abrem no mar.
Skip to content