A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural participou na conferência final do projeto LIFE Biodiscoveries, que decorreu nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, em formato presencial e online.
Miguel Nóvoa, médico veterinário que integra a direção da Palombar, foi orador da conferência no Painel II dedicado ao tema “Resultados de Projetos Envolvendo Voluntariado”. A comunicação online de Miguel Nóvoa teve como tema “Voluntariados, Comunidades e Património: a ação transformadora do voluntariado”.
O Projeto LIFE Biodiscoveries, desenvolvido pela Câmara Municipal do Barreiro, “tem como objetivo promover o controlo de espécies invasoras na área da Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada, através de ações de voluntariado, aspeto que o distingue de outros projetos de controlo de invasoras”.
Na Mata da Machada existe uma forte presença de várias espécies de acácias (Acacia sp.), bem como de chorão-da-praia (Carpobrotus edulis), que se estende também ao Sapal do Coina, ameaçando o equilíbrio destes habitats.
“Pretende-se, através da participação coletiva, incentivar o combate às invasoras, criando laços, que se prolonguem no tempo, entre os voluntários e a área protegida”, destaca o site oficial do projeto.
Poderá ver todos os vídeos da conferência aqui.
Publicado em Palombar a 20 de outubro de 2020.
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.