O Ensaio dos Abutres – documentário para escolas

A organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, em conjunto com a companhia Peripécia Teatro, produziu este vídeo de sensibilização ambiental sobre os abutres baseado no espetáculo de teatro “O Ensaio dos Abutres” e direcionado para as escolas.

“O Ensaio dos Abutres” é uma criação original da Peripécia Teatro que resultou de uma coprodução com a Palombar realizada no âmbito do projeto Sentinelas – Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre, financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Ação Climática, na sua componente de sensibilização ambiental. O espetáculo de teatro estreou no dia 25 de setembro de 2020 no espaço A Cena, em Vila Real, e encontra-se atualmente em digressão pelo país.

O vídeo, cuja produção foi financiada pela Direção Regional de Cultura do Norte, visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância de conservar as aves necrófagas e alertar para as ameaças que estas espécies enfrentam, ao mesmo tempo que aborda o processo criativo de produção do espetáculo, revelando o papel fundamental da arte performativa enquanto ferramenta mobilizadora, transformadora de mentalidades, para quem a faz e quem a vê, e meio de educação e sensibilização ambiental.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Related Posts
interrogacoes-castelo-branco-entrevista
Ler Mais

As InterrogAções de Castelo Branco

O Avesso esteve em Castelo Branco à conversa com a Associação Juvenil InterrogAção. A cultura, a arte, a ligação entre gerações e a importância de jovens no interior foram algumas das questões levantadas durante a entrevista.
7 vidas episódio 1
Ler Mais

[ep.1] 7 VIDAS: As misteriosas políticas de bem-estar animal do concelho de Viseu

Em junho de 2020, foram colocadas armadilhas para captura de gatos num jardim de uma moradia privada na Rua Nuno Álvares Pereira, em pleno centro da cidade de Viseu. Os gatos capturados nesta moradia foram recolhidos por funcionários da Câmara Municipal de Viseu e levados para o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu.
Caminhos para o Interior com Isabel Pires, Heitor de Sousa e Patrícia Pereira. Moderação a cargo de Eduardo Marques.
Ler Mais

“Se há setor que pode constituir uma alavanca para a redução das emissões” é o setor dos transportes

Heitor de Sousa considera que “se há setor que pode constituir uma alavanca para a redução das emissões dos gases com efeito de estufa e da neutralidade carbónica para 2050” é o setor dos transportes, visto que as emissões dos gases com efeito de estufa “estão muito concentradas no transporte rodoviário e em particular nos veículos privados e nos camiões de mercadorias”.
Skip to content