A tradução e adaptação da app para português ficou a cargo da organização não governamental de ambiente (ONGA) Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, através de uma colaboração realizada entre a ONGA e o Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos da Universidade de Castilla-La Mancha (IREC, UCLM-CSIC-JCCM), em Espanha.
Esta app foi criada no âmbito do projeto europeu MammalNet, que tem como objetivo principal valorizar a potencialidade da ciência cidadã e da ciência aberta aplicada na monitorização de mamíferos silvestres europeus. Promove a colaboração entre os investigadores e os cidadãos para melhorar o conhecimento, a gestão e a conservação dos mamíferos na Europa.
Este projeto, que integra um consórcio de instituições académicas e de investigação europeias, é coordenado pelo IREC, UCLM-CSIC-JCCM e financiado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).
O que é a app iMammalia?
É uma app para dispositivos móveis que permite fazer o registo de observações de mamíferos silvestres europeus no seu habitat natural de forma fácil por qualquer pessoa, mediante o envio de fotografias dos animais e/ou dos seus indícios de presença ou sem registo fotográfico. É uma app simples e intuitiva e não é necessário ter conhecimentos específicos para a usar, já que as imagens/informações enviadas são posteriormente validadas por especialistas. A app inclui informação e fotografias que ajudam a identificar as diferentes espécies de mamíferos europeus, bem como mapas de distribuição das mesmas. O utilizador poderá ver os seus registos e os dos outros utilizadores inseridos num mapa.
Para que servem os dados partilhados através da app?
Os dados das observações partilhados através desta app servem principalmente para mapear a ocorrência e distribuição espacial e temporal de mamíferos silvestres na Europa.
Os dados dos registos das observações de mamíferos contribuirão para quê?
Toda a informação partilhada pela comunidade através desta aplicação ficará disponível em bases de dados de livre acesso na Global Biodiversity Information Facility (GBIF) e será fundamental para promover um maior conhecimento, melhor gestão e monitorização, mais investigação e conservação dos mamíferos selvagens na Europa. A GBIF é uma rede internacional agregadora de dados que tem como objetivo fornecer dados de livre acesso sobre a biodiversidade no planeta. Disponibiliza dados científicos sobre a biodiversidade por intermédio de web services. Os dados dos registos de observações de mamíferos partilhados através da app contribuirão, desta forma, para a ciência aberta e aplicada.
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.