As aves que ocorrem, frequentam ou nidificam no seu jardim, horta, pomar, quinta ou campo agrícola fazem mais do que cantar…

Chapim-azul | Fotografia Hugo Marques
Chapim-azul | Fotografia Hugo Marques

Estão a beneficiá-lo/a através dos serviços que prestam aos ecossistemas, contribuindo para controlar as populações de pragas para a agricultura, os insetos que causam mal-estar humano e são vetores de doenças, limpar os habitats, para aumentar a produtividade agrícola e a produção florestal e muito mais.
O projeto “Reconecta-te à Natureza – as aves fazem mais do que cantar” vai sensibilizar a comunidade para estes e outros serviços de ecossistemas fundamentais prestados pela avifauna com o propósito de informar sobre a sua importância e papel vital e alertar para os problemas que têm provocado o declínio de várias espécies de aves associadas aos ecossistemas agrícolas.
Este projeto, financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Ação Climática e desenvolvido em territórios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), pretende também capacitar os cidadãos, oferecendo ferramentas que lhes permita intervir de forma sustentável no capital natural presente nesta região, através de materiais lúdico-pedagógicos-informativos e ações de formação. O propósito é alterar comportamentos e promover o envolvimento da comunidade, potenciando uma cidadania ativa, participativa e informada, em prol da sustentabilidade ambiental.

Publicado por Palombar a 22 de dezembro de 2020.
Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Fogueira
Ler Mais

Bruxa

Sim estou aqui. Porque alguém não ardeu. E apesar da minha mão sinistra E ideias e sonhos de…
Ler Mais

Auto-estrada XV

XV Naquele mês de Agosto na reunião familiar do clã Terra, foi feito um balanço relativo ao acontecimento…
Ler Mais

Três poemas da Ana Haeitmann

1 Título: Arte antropofágica Se a minha buceta tivesse dentes Eu te mastigava toda Em um ritual antropofágico…
Skip to content