Douro Internacional | Foto por Roberto Corvino

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) foi criado através do Decreto-Regulamentar n.º 8/98, de 11 de maio e tem como símbolo o abutre-do-Egito (Neophron percnopterus), também denominado por britango. O PNDI está no mapa do ciclo de vida do britango e possui territórios com ecossistemas fundamentais para a sua conservação.
O PNDI apresenta um rico e único património natural e é abrangido pela Zona Especial de Conservação (ZEC) do Douro Internacional e pela Zona de Proteção Especial Douro Internacional e Vale do Águeda da Rede Natura 2000.
Segundo destaca o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), “o enclave orográfico constituído pelo rio Douro e o seu afluente, o Águeda, fronteira natural entre Portugal e Espanha, apresenta características únicas em termos geológicos e climáticos, condicionando as comunidades florística e faunística, nomeadamente a avifauna, e as próprias atividades humanas”.
A classificação desta área como Parque Natural tem como objetivo valorizar as suas características mais relevantes do ponto de vista natural, paisagístico, socioeconómico e cultural.
A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural desenvolve vários projetos de conservação da natureza e da biodiversidade nos territórios do Parque Natural do Douro Internacional e também integra a cogestão deste parque.
Parabéns PNDI!

Publicado por Palombar a 11 de maio de 2021

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe o seu comentário

Skip to content