As ações desenvolvidas pela Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural no âmbito do Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável incluem uma intervenção absolutamente fundamental para a proteção das florestas, da biodiversidade, dos ecossistemas e das comunidades: a vigilância de incêndios. Vigiar para prevenir é a arma mais eficaz para combater os incêndios que, todos os anos, fustigam centenas de hectares das nossas florestas.
Nos meses de julho, agosto e setembro, uma equipa da Palombar desloca-se ao terreno para fazer a vigilância de incêndios nos territórios do vale do rio Sabor.
As ações de vigilância de incêndios no território permitem detetar focos de incêndio nascentes, assegurando um combate mais rápido e eficaz, bem como comportamentos de risco e suspeitos. Têm ainda um efeito dissuasor relativamente a práticas e comportamentos desencadeadores de incêndios.
Seja responsável. Evite comportamentos de risco. Ajude a proteger a floresta e a biodiversidade a ela associada. Por si, por todos.
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.