Sabia que o Gaio (Garrulus glandarius) ajuda a regenerar e expandir a floresta?

gaio-palombar-1
Imagem Iván Gutiérrez e Patrícia Pereira/Palombar

O gaio é o verdadeiro engenheiro florestal. Muito inteligente e capaz de imitar os sons de outras aves, o gaio tem uma dieta generalista. No outono, colhe e esconde bolotas no solo, usado como despensa para épocas de menor disponibilidade de alimento. Contudo, esquece-se de uma boa percentagem delas, ajudando, assim, a promover a regeneração e expansão da floresta.

Registámos este gaio com uma bolota no bico no concelho de Vimioso.
Descubra os serviços que esta e outras espécies de aves da floresta prestam aos ecossistemas!
Descarregue o folheto de atividades do projeto “Reconecta-te à Natureza – As aves fazem mais do que cantar” sobre “As Aliadas da Floresta” > https://palombar.pt/ficheiros/projectos/event_18_3.pdf
Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Campo
Ler Mais

Há que alameirar a terra…

Foto por João Santos | Palombar A origem do nome lameiro remete para a expressão “deixar alameirar a…
Skip to content