Este artigo foi produzido no âmbito do projeto “Revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental e contributo para a avaliação do seu estado de conservação”.
A Palombar forneceu vários dados relevantes para o desenvolvimento deste artigo, que conta com a coautoria de técnicos e investigadores da organização.
O artigo inclui dados sobre 92 mamíferos de Portugal Continental, arquipélagos dos Açores e da Madeira e integra 107 852 registos realizados entre 1873 e 2021, a maioria dos quais (72%) relativos ao período 2000-2021.
A publicação reúne o maior conjunto de dados sobre a ocorrência de mamíferos silvestres em Portugal.
O artigo está disponível aqui.
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.