A atividade organizada pela Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural no âmbito do Eurobirdwatch 21 em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, nos dias 2 e 3 de outubro, reuniu 20 participantes em duas manhãs dedicadas às aves, durantes as quais foram observadas 46 espécies diferentes de avifauna.
Com as arribas do Parque Natural do Douro Internacional erguidas no horizonte, a impelir-nos para a comunhão com a Natureza, partimos à descoberta de Vilarinho dos Galegos – Trilho do Castro e do Contrabando (PR6 MGD) e deslumbramo-nos com a avifauna presente na região.
Entre as espécies observadas, destacamos o bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes), uma ave granívora, também conhecida por trinca-pinhões; o maçarico-bique-bique (Tringa ochropus), uma espécie comum em zonas com massas de água, e o pardal-francês (Petronia petronia), uma espécie pouco comum que ocorre sobretudo em aldeias e zonas florestais. Consulte as listas completas de espécies observadas no dia 2 de outubro e no dia 3.
Este é o sétimo ano em que a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural participa no Eurobirdwatch, uma iniciativa criada em 1993, que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.
O Eurobirdwatch é organizado pela BirdLife International e coordenado, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Todos os anos, reúne pessoas de dezenas de países para a observação de avifauna.
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.