LIFEPLAN: Palombar colabora com o CIBIO-InBIO para projeto sobre avaliação da biodiversidade mundial

Corço | Foto por Pedro Rego
Corço | Foto por Pedro Rego
Corço | Foto por Pedro Rego
A organização não-governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural realizou um protocolo de colaboração com o CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado da Universidade do Porto, no âmbito do projeto internacional LIFEPLAN – A Planetary Inventory of Life, coordenado pela Universidade de Helsínquia, na Finlândia.

No contexto da colaboração realizada com o CIBIO-InBIO, a Palombar ficará responsável pela realização de campanhas de amostragens para o projeto LIFEPLAN, que decorrerão entre 2021 e 2027, durante as quais serão recolhidas amostras e informação sobre a biodiversidade no Nordeste de Portugal.

O projeto LIFEPLAN tem como objetivo principal recolher informação sobre a biodiversidade a nível mundial, de forma a obter dados sobre o estado atual da diversidade biológica no mundo, com o intuito de criar modelos de análise que permitam aferir sobre a sua situação atual e prever alterações considerando diferentes cenários futuros.

É também um propósito reunir dados e conhecimentos para gerar e interpretar um grande conjunto de dados ecológicos (“Big Ecological Data”) e elaborar uma síntese global de padrões bióticos no planeta, unindo ecologia de comunidades, métodos para reconhecimento automatizado de espécies e modelação estatística bayesiana.

O projeto LIFEPLAN irá caracterizar a diversidade biológica através de um programa de amostragem mundial e abordagens moleculares, bioinformáticas e estatísticas. A finalidade é obter um grande conjunto de dados sobre a biodiversidade global recolhidos de forma sistemática e padronizada para uma ampla variedade de grupos taxonómicos em todo o mundo.

+ INFO sobre o projeto LIFEPLAN

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Ler Mais

17 Filmes Contra a LGBTI+Fobia

Foto retirada de Cinema Sétima ArteHoje, 17 de maio, assinala-se o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e…
Ler Mais

Auto-estrada XVII

XVII A cena aconteceu pouco antes do fim do espectáculo. Solange dirigiu-se para o centro da sala. Um…
Skip to content