Palombar promoveu atividades de ciência cidadã e educação ambiental na Noite Europeia dos Investigadores 2021

Foto por Palombar
A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural organizou várias atividades de ciência cidadã, educação e sensibilização ambiental, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2021, as quais foram realizadas no Museu do Côa – Centro de Ciência Viva, em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, no dia 24 de setembro.

Nas atividades organizadas pela Palombar – “Peddy paper – Exploradores do Vale do Côa”, “A arqueologia do Vale do Côa”, “Que mamíferos e aves aqui existem?”, “Oficina da paisagem” e “O pombal tradicional” – alunos e professores dos 4.º e 5.º anos de escolaridade participaram de forma ativa, lúdica e pedagógica, num dia dedicado à ciência cidadã e à descoberta da riqueza natural, patrimonial e arqueológica do Vale do Côa.

Os participantes puderam descobrir o património natural e arqueológico característico da região do Ribacôa; desvendar alguns factos e curiosidades relacionados com a criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do Museu do Côa; aprender sobre o grupo taxonómico dos mamíferos e das aves e a diversidade de espécies presentes na região, assim como os aspetos relacionados com a sua biologia e ecologia, passando também pelas ameaças e formas de as combater; representar os vários elementos que constituem a paisagem da região e descobrir o papel dos pombais tradicionais na paisagem, na cultura e comunidades locais e na conservação de espécies de aves de rapina ameaçadas.

Em que consiste a iniciativa Noite Europeia dos Investigadores?

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, que pretende aproximar cientistas e restante sociedade, na última sexta-feira de setembro de cada ano, e assim partilhar um pouco o dia a dia de quem faz e produz conhecimento.

Foi em 2005 que se concretizou a ideia de organizar um evento em que se pudesse celebrar a ciência em várias cidades europeias em simultâneo. Desde então, a Noite Europeia dos Investigadores tem sido um evento de referência, cativando, a cada edição, milhões de participantes em atividades que mobilizam milhares de investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados da sua investigação.

Através de diferentes formatos, tais como demonstrações, palestras, workshops, cafés de ciência ou visitas guiadas, a Noite Europeia dos Investigadores consegue garantir que haverá sempre um evento à sua medida para festejar a ciência e o trabalho dos cientistas.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Skip to content