A história do britango (Neophron percnopterus) Fangueiro poderia ter terminado mal se o destino deste juvenil da espécie não se tivesse cruzado com o do fotógrafo de natureza Carlos Rio, que o encontrou muito debilitado em Fão, no concelho de Esposende (Braga), em novembro de 2019. Na altura, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foi contactado e recolheu o animal, tendo este sido encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde passou por um processo de recuperação.

Foi no CIARA – Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal de Felgar que este abutre reaprendeu a voar e a procurar alimento de forma natural, já na fase final de reabilitação.

Totalmente recuperado, o britago Fangueiro, batizado com este nome por ter sido encontrado em Fão, voltou a abraçar a liberdade, depois de ter sido devolvido à natureza esta semana, no dia 13 de julho, numa ação de libertação que decorreu no Miradouro do Carrascalinho (Freixo de Espada à Cinta), em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

Nesta ação participaram várias entidades, entre as quais os parceiros do projeto LIFE Rupis, incluindo a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural.

A ave foi anilhada e marcada com um transmissor GPS fornecido pela Vulture Conservation Foundation, o qual fornecerá informações fundamentais para a monitorização deste indivíduo e para a sua conservação.

Voa, voa Fangueiro, a tua liberdade é a nossa maior recompensa!

 

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe o seu comentário

Skip to content