Fotografia Paulo Calejo/Palombar

Os pombais tradicionais são um ícone rural omnipresente na região de Trás-os-Montes. Estas estruturas têm um valor cultural, arquitetónico e ecológico fundamentais e o seu restauro e manutenção são essenciais para assegurar a conservação do património rural e natural desta região.

A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural tem promovido, no âmbito da sua missão, o restauro do património arquitetónico rural, associando-o à conservação da Natureza e da Biodiversidade.

No dia 14 de agosto, foram realizados trabalhos de manutenção de um dos pombais tradicionais geridos pela Palombar em Algoso (concelho de Vimioso), nomeadamente a limpeza de matos e a caiação das paredes externas. A cal é usada há séculos na construção tradicional, sendo um material ecológico e com propriedades desinfetantes.
Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe o seu comentário

Skip to content