Grupo Nordeste integra júri da edição inaugural do prémio “Laboratory of Applied Ecology Incentive Award towards Social-Ecological Sustainability”

Borboleta
Borboleta
Fotografia Uliana de Castro/Palombar
O Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável, formado pela Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, pela AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e pela APFNT – Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano, foi convidado pelo Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para integrar o júri da edição inaugural do prémio de incentivo “Laboratory of Applied Ecology Incentive Award towards Social-Ecological Sustainability”.

A Palombar, através do seu presidente, José Pereira, irá representar o Grupo Nordeste no júri do prémio “Laboratory of Applied Ecology Incentive Award towards Social-Ecological Sustainability”, que tem como objetivo principal apoiar a implementação de propostas/ideias de projetos-piloto que contribuam, de forma inovadora, para a valoração efetiva dos serviços de ecossistemas e da sustentabilidade sócio-ecológica em territórios rurais de baixa densidade populacional. O prémio tem uma dotação de 10.000 euros.

O prémio foi lançado pelo LEA-CITAB-UTAD no marco dos 20 anos de existência do laboratório. “Consideramos que esta iniciativa encerra um potencial de mais-valia para a investigação inter e multidisciplinar do CITAB, em estreita interação com outras entidades e atores responsáveis pela planificação/gestão futura em prol da resiliência dos territórios rurais, com enfoque experimental no Norte de Portugal”, sublinha o LEA.

O Grupo Nordeste, enquanto agente ativo de intervenção e promoção da sustentabilidade e dinamização do mundo rural e impulsionador da valorização dos serviços dos ecossistemas e do desenvolvimento das comunidades rurais aliado à conservação da natureza e da biodiversidade, considera que este prémio inovador será um grande contributo para fomentar ideias e práticas efetivas em prol da sustentabilidade sócio-ecológica.

Os requisitos de candidatura ao prémio e mais informações podem ser consultados aqui.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Ovelhas - Movimento Estrela Viva
Ler Mais

Curiosidade #1 – Ovelhas

Foto por Movimento Estrela Viva | FacebookOs olhos de uma ovelha são inseridos na cabeça de tal forma…
Skip to content